O Rio Open 2024 começou no último sábado (17), com o qualifying. No entanto, é a partir desta segunda-feira (19), com o início da chave principal, que o principal torneio de tênis da América do Sul passará a receber o público que tem batido recorde atrás de recorde no Jockey Club Brasileiro, localizado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Para se ter uma ideia, o evento costuma injetar, em média, R$ 150 milhões na economia do estado do Rio de Janeiro durante a semana de realização. Além disso, envolve 6 mil empregos diretos e indiretos.
Dentro de quadra, nomes como o espanhol Carlos Alcaraz, ex-número do mundo 1 do mundo e atual número 2, o suíço Stanislas Wawrinka, o britânico Cameron Norrie e o francês Arthur Fils, além de brasileiro como Thiago Seyboth Wild, Thiago Monteiro, João Fonseca e Felipe Meligeni Alves, prometem bons jogos para os fãs. Mas é fora do saibro que o torneio tenta se mostrar cada vez mais diferenciado para o público, que deve ser de cerca de 65 mil pessoas até o próximo domingo (25), dia da grande final.
Entre as atrações, a mais tradicional é o Leblon Boulevard, principal espaço de convivência do Rio Open. Além de várias opções culinárias para todos os gostos, o espaço tornou-se um centro de entretenimento, onde os visitantes podem explorar os estandes dos patrocinadores que apoiam o evento e participar de diversas ativações interativas, ganhando, inclusive, brindes exclusivos.
Na gastronomia, a 10ª edição do Rio Open conta com restaurantes e marcas renomadas, como os recém-chegados Bar da Frente, Bar da Gema, Bar do Bode Cheiroso e Bar do Momo, representados pela Liga Tijucana de Botecos, além da confeitaria Absurda. A lista ainda continua com Babbo Osteria, Seu Vidal, Vulcano, Geneal, Oakberry, Pizza Al Taglio, La Panata e World Wine.
Já a Praça Rio Open, que fica em frente à quadra principal, conta novamente com um telão gigante para que os fãs possam acompanhar as partidas para as quais não tiverem ingresso. Assim como no ano passado, a Black Princess é a cerveja oficial do evento e possui um bar na praça. Além disso, o bar da vodca Grey Goose também marca presença nesta edição com o Grey Goose Match Point, drink exclusivo do torneio.
Espaços vips
Os espaços Corcovado Club e Pedra da Gávea são áreas vips projetadas pelas arquitetas Luana Bergamo e Luiza Mesquita. Juntos, os dois espaços contam com mais de 2.400 metros quadrados.
Focados em relacionamento, a ideia é que proporcionem comodidade para os convidados que querem descansar durante os intervalos dos jogos em poltronas e sofás confortáveis, dentro de um ambiente climatizado e sofisticado. Além disso, também contam com opções gastronômicas e bebidas selecionadas pela World Wine e Black Princess.
Produtos exclusivos
A La Boutique, loja oficial do Rio Open, é o lugar em que os fãs podem encontrar produtos exclusivos do torneio, como squeeze, caneca, caneta, ímã, cordão de pescoço (lanyard), sacochila e guarda-chuva. Os bonés da edição comemorativa, com o selo de 10 anos, estarão disponíveis nas cores cinza ou rosa.
Além disso, também há peças com estampas exclusivas e inspiradas no pôster oficial. É possível encontrar o copo com todos os campeões, pulseiras, displays de bolas e outros artigos confeccionados com cordas de raquetes recicladas. Entre as novidades, há sacochilas, raqueteiras, jogo da memória e alguns adesivos alusivos ao Rio Open.
O público também pode adquirir as toalhas dos atletas e de praia, que remetem à quadra do torneio, e produtos para os futuros fãs, com o tradicional body de bebê e as camisetas infantis.
Por fim, outra opção exclusiva desta 10ª edição são as bandejas confeccionadas com madeira de refugo e preenchidas com elementos autênticos do torneio. A Bandeja Saibro traz consigo o saibro utilizado nas partidas, enquanto a Bandeja Cordas incorpora cordas retiradas do salão de encordoamento. As peças são acompanhadas por uma placa em metal com o ano do evento e um certificado assinado pelo diretor do torneio, atestando a originalidade e autenticidade dos materiais utilizados.
Moda esportiva
A Casa Fila promete atrair os fãs que quiserem levar peças de vestuário da marca italiana alusivas ao Rio Open, já que foi produzida uma coleção especial para celebrar a 10ª edição do torneio.
Segundo a Fila, há uma diversidade de malhas e modelagens, com a linha completa sendo composta por camisetas e bonés com estampas exclusivas que celebram o marco da primeira década do evento. A Fila também decidiu lançar a Cápsula Tennis Club, uma coleção inspirada no universo do tênis, com vestimentas casuais para serem usadas no dia a dia.
Por fim, a marca também optou por apresentar no evento a uniformização dos atletas da marca com a personalização especial Rio Open Golden, em homenagem aos 10 anos do torneio, sem contar uma coleção esportiva voltada para tenistas e entusiastas do esporte com peças que contam com proteção solar FPS 50+, respirabilidade e materiais mais sustentáveis, todas com personalização especial do evento.
Arte e cultura
Anna Bella Geiger foi escolhida como autora do pôster da 10ª edição do Rio Open. Eleita carioca do ano em 2023, é uma das artistas mais importantes do Brasil e, assim, faz parte da edição histórica do evento. Pioneira da videoarte no país e uma das grandes expoentes da primeira geração de artistas conceituais latino-americanos, já expôs em Nova York, Paris e Barcelona, e participou das bienais de Veneza e São Paulo.
Os trabalhos da artista integram coleções do Moma (Nova York), Georges Pompidou (Paris), Tate Modern e Victoria and Albert Museum (Londres), Getty Institute (Los Angeles) e The Fogg Collection (Boston), entre outras. Aos 90 anos, Anna Bella tem amplo reconhecimento público nacional e internacional.
Para terminar, os fãs ainda podem fazer uma visita especial fora do Jockey Club Brasileiro. Até o dia da final, haverá uma exposição especial e gratuita sobre o torneio no Shopping Leblon, que fica próximo ao local do evento.
No shopping, o público pode apreciar o troféu de campeão, além de itens exclusivos e o pôster oficial da 10ª edição. A instalação também coloca à disposição para os fãs algumas fotos históricas de Gustavo Kuerten e Maria Esther Bueno, homenageados pelo Rio Open no passado, além da galeria de todos os campeões das edições anteriores do único ATP 500 disputado na América do Sul.