O Rio Open, que terá sua 11ª edição em 2025, foi oficializado como parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A lei 8.715, de autoria do vereador Rafael Aloisio Freitas, foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes e entrou em vigor neste mês de dezembro.
Desde 2014, o Rio Open trouxe para o Rio de Janeiro alguns dos principais tenistas do mundo, como Rafael Nadal, Carlos Alcaraz, David Ferrer, Dominic Thiem e Jo-Wildried Tsonga. Para 2025, três estrelas já estão confirmadas: o alemão Alexander Zverev, o dinamarquês Holger Rune e o italiano Lorenzo Musetti.
O evento também gerou boa movimentação para a economia local. Na última edição, em 2024, o Rio Open teve seu recorde de público, com 65 mil pessoas ao longo da semana do evento, e movimentou mais de R$ 160 milhões. Segundo os organizadores, mais de 5 mil empregos diretos e indiretos foram gerados.
2024
Neste ano, o argentino Sebastián Báez conquistou o título de simples do Rio Open, ao bater o compatriota Mariano Navone por 2 sets a 0 na final.
No torneio de duplas, o troféu ficou com o brasileiro Rafael Matos e o colombiano Nicolás Barrientos, que venceram na decisão os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler por 2 sets a 0. Matos se tornou o primeiro brasileiro a triunfar na competição.