Em um mundo cada vez mais globalizado e de mercados integrados, as duas principais categorias de automobilismo da América do Sul resolveram unir forças para potencializar o alcance de suas ações a agradar seus patrocinadores. Nesta quarta-feira (12), foi realizada a coletiva de imprensa com os organizadores da brasileira Stock Car e da argentina TC2000.
O evento contou com a participação de representantes da Tango Motorsport, da Argentina, e da Vicar, realizadora da Stock Car no Brasil. Pilotos com histórico nas duas competições, como os brasileiros Rubens Barrichelo e Cacá Bueno, também marcaram presença.
Uma das cerejas do bolo foi o anúncio detalhado da prova da Stock Car em Buenos Aires, que será realizada em 8 de outubro. Mas não parou por aí. Os executivos das duas empresas foram questionados a respeito da parceria. Segundo eles, por enquanto não há qualquer projeto de unificar calendários ou tecnologia.
A ideia, por enquanto, é fazer com que os dois campeonatos atuem em sinergia. Do lado brasileiro, o acordo com os argentinos tem diversas razões estratégicas. Fernando Julianelli, CEO da Vicar, admite que o fator patrocínio é um dos mais decisivos. De acordo com ele, as grandes empresas que têm parceria com a Stock Car possuem estratégias de marketing voltadas para a América Latina.
“Quando anunciamos que teremos uma prova em Buenos Aires, os patrocinadores veem com bons olhos”, explica. Ele acredita que a presença no país vizinho incentivará a marcas que apoiam a Stock Car a investirem na criação de programas de reconhecimento e ativações para os novos mercados.
Expansão
De acordo com Julianelli, a parceria com a categoria argentina ajudará a Stock Car a superar o desafio ocasionado pela escassez de autódromos no Brasil. “No futuro, quem sabe não poderemos ter uma prova em Termas de Río Hondo ou outras localidades, por exemplo?”, diz.
O fato de a Stock Car abrigar pilotos do país vizinho, caso da experiência bem-sucedida de Matías Rossi, também ajuda a impulsionar a parceria. “Isso cria uma audiência e expande nosso potencial junto ao público argentino”, afirma.
Mesmo a rivalidade Brasil x Argentina, muito forte no futebol, é vista como um aspecto que pode ajudar a alavancar o público em ambas as competições de motor. “Quanto mais falarem do automobilismo, mais as pessoas se interessarão e haverá mais investimentos em todo o ecossistema”, afirma o CEO.
Transmissão
Executivos da Tango Motorsport e da Vicar foram questionados a respeito de eventuais negociações para a transmissão dos campeonatos em seus novos mercados. Por enquanto, porém, eles optaram por não adiantar nenhuma informação concreta sobre parcerias com emissoras, embora afirmem que estão trabalhando para que as competições sejam exibidas para os públicos de cada país.
Galvão Bueno, locutor que tem forte relação com o automobilismo, em especial a Stock Car, foi um dos assuntos abordados durante a coletiva. Julianelli foi perguntado sobre a possibilidade de o canal GB exibir o campeonato deste ano. “GB mostrou a que veio, com a transmissão do jogo da seleção brasileira (contra Marrocos). Mas não há nenhum acordo com o canal”, afirmou o CEO.
Segundo ele, caso exista interesse por parte da plataforma de Galvão Bueno, a parceria será bem-vinda. “Procuramos visibilidade em mais plataformas”, explicou. No caso do streaming, a estratégia é focada na capilaridade – ou seja, levar o conteúdo ao maior número de canais -, em detrimento da exclusividade. Reservados, é claro, os direitos de imagem.