O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado nesta terça-feira (29). Em alusão à data, a Stock Car realizou uma iniciativa, promovendo uma série de exames com pilotos da categoria durante o último final de semana, na etapa de Goiânia (GO).
Pilotos como Ricardo Maurício (Eurofarma RC), Gabriel Casagrande e Lucas Foresti (AMattheis Vogel), Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições) e Cesar Ramos (Ipiranga Racing) passaram por exames de espirometria supervisionados por médicos.
Os exames foram conduzidos por Fernanda Miranda, médica pneumologista e presidente da Sociedade Goiana de Pneumologia. A entidade ofereceu os testes gratuitamente, tanto para os pilotos quanto para cerca de 40 pessoas presentes no evento.
“Algumas datas são muito importantes para nós, como o 29 de agosto. Sabemos que o tabagismo, hoje, é o principal fator de risco para uma série de doenças, não apenas as respiratórias. Se você quiser ter uma vida saudável e envelhecer bem, a principal coisa a se fazer é não fumar”, ressaltou Fernanda.
Procedimento
O procedimento, considerado não invasivo e indolor, avalia o sistema respiratório, durando cerca de 15 minutos e identificando possíveis anormalidades na ventilação pulmonar.
De acordo com os pilotos, a abordagem provocou uma “competição” sobre quem obteria os melhores índices. Cesar Ramos liderou os resultados e também obteve sucesso na pista, conquistando a pole position no sábado (26) e vencendo a primeira das duas corridas realizadas no domingo (27).
“Nunca tinha feito esse teste do espirômetro. Foi uma ótima oportunidade para me avaliar”, disse Lucas Foresti.
“[O exame] mostra a nossa capacidade respiratória, um índice importante na nossa profissão”, acrescentou Gaetano Di Mauro.