O Areia Games, evento que mistura competição esportiva com atividades diversas de entretenimento, terá sua primeira edição de 7 a 9 de março, nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. A ideia da V3A e do SportLab, organizadores da iniciativa, é promover festivais de esportes de praia, sendo a primeira edição dedicada ao vôlei de praia.
“A ideia é ter os melhores atletas do mundo, com sistemas de disputa diferenciados, cobertura grande da mídia através da transmissão na TV aberta, fechada e streaming e presença forte nas redes sociais”, conta Luiz Paulo Moura, sócio-diretor do SportLab, em entrevista à Máquina do Esporte.
A primeira edição terá como destaque o retorno da dupla Jackie Silva e Sandra, medalha de ouro nos Jogos de Atlanta 1996, na primeira edição em que o vôlei de praia fez parte da programação olímpica.
Duda/Ana Patrícia
Os organizadores anunciam que o Areia Games também terá a presença de Duda e Ana Patrícia, campeãs olímpicas nos Jogos de Paris 2024. Jackie/Sandra e Duda/Ana Patrícia são as únicas duplas brasileiras a ganhar o ouro olímpico na história.
“Queremos implantar, ao longo dos anos, ações de entretenimento além do esporte, com música, serviços, venda de alimentos e bebidas, Vila dos Patrocinadores, com ações interativas”, conta Moura, que ainda não anunciou quais são os patrocinadores da primeira edição do evento.
“Já temos alguns fechados e estamos negociando com outros. Vamos anunciar isso em breve”, faz mistério o organizador.
O evento conta com parceria com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB), Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e terá transmissão na TV Globo e Sportv. A primeira edição do festival terá US$ 50 mil em premiação aos participantes.
Além das duplas brasileiras, já estão confirmadas das duplas Müller/Tillmann, da Alemanha, segunda colocada no ranking mundial, Cannon/Kraft, dos Estados Unidos, que estão em 26º lugar.
“Nosso objetivo, começando com o vôlei de praia, é expandir para outras modalidades de areia, como futevôlei, beach tennis, beach soccer, altinha e frescobol para compor um calendário de eventos mais para frente”
Luiz Paulo Moura, sócio-diretor do SportLab
Formato
A competição terá a partida de exibição entre Jackie e Sandra com Ana Patrícia e Duda. A ideia é dividir as duplas para equilibrar o jogo, já que as pioneiras da modalidade são bem mais velhas do que as atuais campeãs olímpicas.
Já a parte competitiva terá três duplas brasileiras e três estrangeiras, com alguns nomes ainda para serem anunciados. Haverá nove jogos, sempre entre duplas nacionais e do exterior. Haverá também um jogo entre quartetos durante a primeira fase para efeito de pontuação.
A melhor dupla nacional e a melhor estrangeira na fase de classificação se enfrentam na final. A segunda melhor dupla brasileira e a segunda colocada entre as estrangeiras disputam a medalha de bronze.
“A parceria com FIVB e CBV para este evento faz parte de um movimento de reformulação do produto, pensando na atratividade para os fãs, cobertura da mídia e evolução das experiências de uma forma geral”, explica o executivo.
“O evento está alinhado com objetivo de trazer novas embalagens que sejam basicamente voltadas para três públicos: torcedores, parceiros de mídia e patrocinadores”, completa.