No Fórum Máquina do Esporte 2024, Diego Ribas apontou os fãs como agentes responsáveis pela própria aproximação com os atletas profissionais. Ao lado de Eduardo Paulsen, diretor-geral do The Players’ Tribune, e Alice Bernardo, diretora da Octagon, o ex-jogador falou sobre a importância de uma conexão de confiança entre jogadores e torcedores. O debate foi mediado por Bernardo Pontes, fundador da Alob Sports e colunista da Máquina do Esporte.
O futebol brasileiro coleciona casos de violência contra jogadores. Recentemente, atletas do Fortaleza se feriram após o ônibus da equipe ter sido atacado por torcedores do Sport. Para Diego, situações como essa são responsáveis por diminuir o interesse dos jogadores em se aproximarem de seus fãs.
LEIA MAIS SOBRE O FÓRUM MÁQUINA DO ESPORTE 2024:
COB lançará álbum de figurinhas e plataforma de metaverso para Paris 2024
Arnon de Mello: “NBA é mais uma empresa de entretenimento do que uma liga”
GP São Paulo de Fórmula 1 rejuvenesce base de fãs e atrai mais mulheres
Genial Investimentos: “Atributos do esporte ajudam na construção de marca e geram negócios”
Sportv programa 4 canais e 40 sinais no Globoplay para cobertura de Paris 2024
Socios.com: “Oferta de benefícios é o caminho para a popularização da blockchain no futebol”
Ícones do esporte inspiram outras mulheres para o crescimento do mercado feminino
Esporte de participação cresce e já tem público de 65 milhões de atletas no Brasil
SAIBA TUDO QUE ROLOU NO FÓRUM MÁQUINA DO ESPORTE 2024 NO NOSSO INSTAGRAM
O ex-jogador apontou que o torcedor é um agente ativo na construção desta proximidade e também deve trabalhar para melhorar esta relação.
“Na Alemanha, onde eu estive, você saía na rua depois de uma derrota, e os torcedores te incentivavam. Aquilo trazia liberdade”, comparou.
“A primeira coisa que tem que mudar é a cabeça da gestão. Existe um ecossistema. Não é só a gestão, mas é um trabalho que começa dentro do clube”, opinou Eduardo Paulsen.
Lado humano
Alice Bernardo, da Octagon, apontou que a valorização do lado humano dos atletas é a grande responsável pela identificação entre eles e os fãs.
“Cada vez mais enxergamos como o atleta está acima da performance dentro de campo e o quanto isso é importante na sua construção de imagem. Os atletas estão se tornando influenciadores muito pelas pessoas que eles são”, disse.
O Fórum Máquina do Esporte 2024 tem patrocínio de Genial Investimentos, sportv, Socios.com e Chiliz (Cota Ouro); Ticket Sports (Cota Prata); The Players’ Tribune e BR Media (Cota Bronze).
*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho