A Vicar anunciou, nesta quarta-feira (5), um pacote de incentivo para campeões da Turismo Nacional e do TCR South America em 2025. O grupo, que também é dono da Stock Car e da Fórmula 4 brasileira, terá um plano avaliado em R$ 4,7 milhões que ofertará vagas em categorias superiores e salários para auxiliar na ascensão dos pilotos.
O plano de incentivo ao automobilismo profissional da Vicar conta com uma escala evolutiva para os competidores iniciada na Turismo Nacional, passando pela Stock Light e, agora, a TCR South America Banco BRB.
Iniciado em 2023, o programa promove a ascensão dos pilotos campeões para categorias superiores do grupo. Com isso, auxilia no caminho até a Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro.
O pacote envolve incentivos para dois campeões da temporada 2025, da Turismo Nacional e do TCR South America Banco BRB.
“O campeão ou o vice da divisão ‘A Overall’ da Turismo Nacional terá direito a uma vaga na equipe gerida pelo Grupo FR, da Argentina, no TCR South America Banco BRB, que equivale a R$ 1,5 milhão”, explicou Lincoln Oliveira, CEO da Vicar.
“O campeão do TCR South America terá como prêmio o direito de competir em 2026 com um carro da Stock Car Pro, com valor equivalente a R$ 2,5 milhões em uma equipe indicada pela Vicar”, completou.
Além de conseguir as vagas em categorias superiores, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos pilotos durante a ascensão no automobilismo, os campeões também terão salários pagos pela Vicar.
O piloto que ganhar a vaga na Stock Car Pro receberá R$ 50 mil por mês, enquanto o salário daquele classificado para o TCR South America será de R$ 15 mil mensais. Na terça-feira (4), Lincoln Oliveira esteve no Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, e comentou os planos da Vicar para as categorias.
Nos dois casos, não estão incluídas eventuais despesas com batidas, além da reposição de peças e mão de obra. Os pilotos terão 50% dos espaços nos carros e macacão para venda de patrocínio, enquanto a outra metade será destinada aos organizadores dos campeonatos.
“O regulamento das categorias está em fase de homologação, então teremos mais detalhes em breve. Mas já podemos garantir que os prêmios que viabilizarão as temporadas serão dados na forma da cessão dos carros, inscrições, pneus, motor e serviços de dinamômetro”, detalhou Federico Punteri, presidente do TCR South America Banco BRB.
Competições
Em 2024, o TCR South America Banco BRB contou com carros de cinco fábricas: Peugeot, Honda, Toyota, Link & Co e Cupra. Além de provas no Brasil, a versão sul-americana da categoria também compete na Argentina e Uruguai.
Desde a estreia, em 2021, o TCR continental já coroou quatro campeões: o espanhol Pepe Oriola (2021), os argentinos Fabricio Pezzini e Ignacio Montenegro (2022 e 2023, respectivamente) e o brasileiro Pedro Cardoso (2024).
Paralelamente, a organização realiza o TCR Brasil Banco BRB, que teve suas temporadas vencidas pelo mesmo Pedro Cardoso (2024) e o também brasileiro Galid Osman (2023).
O projeto de incentivo ao automobilismo brasileiro promovido pela Vicar deve apresentar novidades em breve, que, além de outras iniciativas, incluirão o detalhamento do pacote do TCR South America.