A busca constante pela inovação

NBB voltará a ter os naming rights da Caixa para a temporada 2023/2024 - Reprodução

A inovação está presente na história da Liga Nacional de Basquete (LNB) desde seu primeiro dia, ou até mesmo antes da fundação. O surgimento da LNB foi um ato de coragem dos clubes fundadores e de lideranças que construíram o conceito embasado nas referências internacionais de outras ligas existentes. A união e a parceria com o Grupo Globo contribuíram para a criação do nome “Novo Basquete Brasil”, mais conhecido como NBB, que cresceu e se tornou a principal competição de basquete do país.

Nasceu então, em 2008, um dos movimentos mais revolucionários e transformadores da gestão esportiva no esporte nacional. Os dez primeiros anos consolidaram a união dos clubes e o propósito sobre o qual foram construídos os pilares fundamentais da filosofia moral que sustentam a existência da entidade: os clubes.

Junto do crescimento técnico dentro de quadra, advindo dos resultados dos clubes nas principais competições organizadas pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) na América do Sul e na América Latina, a LNB também teve conquistas fora das quatro linhas.

Em 2014, assinou um contrato de parceria com a NBA, à época a primeira parceria da liga americana com qualquer outra liga de basquete no mundo. Essa relação, ainda em vigência, trouxe benefícios imediatos com a troca de conhecimento, de experiências e a participação de equipes do NBB Caixa em jogos de pré-temporada da NBA. Muitos aprendizados absorvidos incentivaram a decisão, adotada pela LNB, de gerir o próprio conteúdo. A primeira experiência ocorreu em 2015 com as primeiras transmissões ao vivo no site da própria liga.

Desde então, a LNB foi pioneira nas transmissões de jogos ao vivo, no Brasil, nas plataformas do Facebook (2016), Twitter (2017) e Twitch (2019). Durante esse período, o NBB Caixa revolucionou o modelo de distribuição dos conteúdos esportivos no país com a temporada 2018/2019 transmitida em multiplataformas de mídia. Foram seis parceiros diferentes, um em cada dia da semana.

O Jogo das Estrelas foi outro movimento inovador com a implantação do conceito de entretenimento esportivo, sendo reconhecido como um marco no esporte nacional por variados e renomados veículos especializados de comunicação. A versão de 2017, realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), apresentou a nova proposta para a comunidade do basquete, recheada de ativações de patrocinadores, experiências, presença de celebridades, atrações e o show do Jota Quest. Após três edições com restrições por conta da Covid-19, o Jogo das Estrelas de 2023, em Belo Horizonte (MG), resgatou a programação completa e acrescentou duas ações inéditas; o Seminário do Esporte e a Exposição de 15 anos da LNB.

No campo dos direitos de vídeos e dados para o mercado de apostas, abrimos o mercado brasileiro em 2015 com os primeiros acordos assinados com a IMG Arena e a Genius Sports, duas empresas de destaque no mercado internacional, cuja relação se fortaleceu e trará mais novidades em breve.

Dentro de quadra, projetos fundamentais para o desenvolvimento do basquete foram realizados pelos clubes da LNB. Em 2011, a Liga de Desenvolvimento (LDB) surgiu com a missão de qualificar a transição de jovens talentos das categorias de base para o NBB Caixa. A competição nasceu com o apoio do Ministério do Esporte e, em seguida, foi encorpada pela parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes. Desde então, mais de 500 jovens atletas passaram pela LDB e alcançaram espaço em equipes do NBB Caixa, do exterior e até da NBA. Mais de 40% dos atletas da temporada 2022/2023 vieram da LDB. Muitos chegaram à seleção brasileira e, hoje, carregam a esperança de levar o país aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, entre eles Yago, Bruno Caboclo, Lucas Dias, Leo Mendl, Cristiano Felício, Georginho e Didi, entre outros.

Outro produto lançado pelos clubes foi a Copa Super 8, em 2018. O torneio acontece no meio da temporada regular do NBB Caixa, reunindo as oito melhores equipes ao final do primeiro turno, com o objetivo de levar mais emoção para os fãs. Inspirado na Copa del Rey, da Liga ACB, da Espanha, o conceito será adotado pela NBA nesta temporada, porém com formato distinto.

Fora do território nacional, a LNB fortaleceu os laços com a Asociación de Clubes de Básquet da Argentina na criação do Torneio Interligas, em 2010, e na realização do Desafio de Novas Estrelas, em 2019. Mais recentemente, a convite da Fiba, as duas ligas (brasileira e argentina) participaram da criação da Basketball Champions League Americas (BCLA). Em quatro edições, os clubes da LNB conquistaram as últimas três.

A próxima temporada do NBB Caixa começará na primeira quinzena de outubro com o recorde de 19 equipes participantes e muita expectativa sobre as próximas inovações. Novos projetos virão, pois a inovação é um dos valores essenciais dos clubes na busca por resultados sustentáveis para todo o ecossistema da LNB.

Todas essas conquistas foram resultado de aprendizado, humildade, esforço, união, coragem e transparência. O compromisso dos clubes em desenvolver a modalidade e seus produtos (NBB CAIXA, Copa Super 8, Jogo das Estrelas e LDB) permanece, cada vez mais forte e cada vez melhor.

Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Sair da versão mobile