A cesta de 4 pontos de LeBron James

LeBron James e J.J. Redick conversam durante o programa "Mind the Game" - Reprodução / YouTube (@MindTheGamePodcast)

O astro de basquete LeBron James é conhecido não apenas por suas habilidades excepcionais nas quadras, mas também por seu compromisso com causas sociais e seu papel como líder e influenciador.

O último, e certeiro, arremesso de James foi o lançamento de um projeto chamado “Mind the Game” (“Atenção ao Jogo”, em tradução livre), ao lado de um amigo, o ex-atleta e hoje comentarista J.J. Redick.

O conceito do programa é ser uma alternativa àqueles que debatem regularmente opiniões subjetivas sobre esportes.

E propriedade para falar sobre o tema não falta aos dois.

No futebol nos tempos de hoje, seria como se Lionel Messi, Cristiano Ronaldo ou até mesmo Neymar abrissem uma série de conteúdo abordando aspectos e nuances sobre o mundo da bola nos gramados.

Só no YouTube o projeto de James já conta com 350 mil inscritos, e vídeos que já ultrapassaram 4 milhões de visualizações. E olha que o projeto foi lançado há apenas 6 dias.

Em um dos seus primeiros conteúdos James fala sobre as três qualidades para ser um jogador excelente:

– Conhecer a história do esporte que você pratica, quem veio antes e preparou o terreno. Tudo que os grandes nomes da modalidade passaram para que o nível atual pudesse ser atingido;

– Disciplina, que, segundo ele, significa sacrificar quem você ama, visto que, na maioria dos casos, o atleta deixa de estar com quem ama para que possa atingir o objetivo profissional;

– Você ama realmente o esporte? Você realmente aprecia o que acontece no entorno do jogo? O treinamento, a preparação e todos os fatores que fazem parte desse processo? Porque o jogo é a parte mais fácil.

Poderia aqui citar outros temas que ele abordou nos conteúdos já publicados, mas quero destacar o fato de um atleta ainda em atividade abrir uma série de conteúdos para falar sobre o próprio esporte que pratica. E não é qualquer atleta.

James e Redick, juntos, é mais um exemplo de atletas e ex-atletas tendo um fórum para falar sobre o que, quando e onde querem.

Cheguei a escrever sobre a força da influência alguns anos atrás, aqui, na Máquina do Esporte.

E mesmo anos depois continuo achando que essa disputa pela atenção do amante do esporte está apenas começando. Os atletas terão mais voz, e o modelo tradicional das coletivas de imprensa pode estar com seus dias contados. Pode ser que não acabe, mas pode perder força a partir do momento em que o atleta sai do ginásio, chega em casa e abre uma live comentando sobre o jogo em que acabou de atuar. Estranho, né? Mas estamos dando passos largos para ir por esse caminho.

O jogador é o foco. Mas poucos são aqueles que conseguem enxergar isso.

A maioria sequer gosta de dar entrevista.

Aqui no Brasil, quem sempre soube e sabe o poder e a força da própria imagem é o Diego Ribas, que, não à toa, encerrou a carreira no Flamengo já como comentarista da TV Globo, apresenta o podcast 10 & Faixa, roda o Brasil com sua palestra e, assim como eu, ainda é colunista da Máquina do Esporte.

“Mind the Game” mostra a capacidade de LeBron de usar a própria imagem para promover mudanças e incentivar outros atletas a fazerem o mesmo. Representa uma nova abordagem na compreensão do poder da imagem de um atleta profissional.

Por fim, a mensagem está clara para todos os atletas. A carreira dentro de campo (ou quadra) tem prazo de validade e é fundamental, ainda em atividade, saber usar os holofotes para potencializar os objetivos do pós-carreira.

Belo arremesso de 4 pontos do maior atleta de basquete que vi jogar.

Bernardo Pontes, executivo de marketing com passagens por clubes como Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo, é sócio da Alob Sports, agência de marketing esportivo especializada em intermediação e ativação no esporte, que conecta atletas e personalidades esportivas a marcas, e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Sair da versão mobile