A Copa do Mundo das redes sociais

Muito mais que estádios suntuosos, áreas vips extremamente luxuosas, um país extremamente organizado, novas tecnologias de VAR e gols bonitos, essa Copa do Mundo também nos apresentou uma nova maneira de acompanhar o torneio. As redes sociais e as transmissões pela internet que já existiam em edições passadas do evento ganharam extrema relevância no papel de difusão da competição.

Influenciadores com muito mais acesso a jogadores, treinamentos e o dia a dia das seleções conseguem nos trazer situações e momentos que antes eram impossíveis de serem flagrados. Algumas federações também levaram times de influenciadores e incentivaram os seus jogadores a produzirem conteúdos exclusivos de bastidores. Até o treinador da Espanha, Luis Enrique, entrou no jogo e está fazendo lives diárias em seu canal na Twitch para milhões de pessoas.

O programa “Fan Leader”, promovido pelo governo do Catar, que levou para o Mundial dezenas de torcedores símbolos dos 32 países e que foi alvo de críticas no passado, tem demonstrado ser uma decisão acertada para promover o evento e o país. Munidos de câmeras e microfones, esses torcedores líderes conseguem mostrar as festas, o dia a dia no país, curiosidades e principalmente a vibração das arquibancadas de uma maneira jamais vista.

Além disso, o torcedor comum que foi ao Catar não fica de fora da geração de conteúdo para as mídias sociais. Ao chegarem ao país, todos recebem um chip de celular com 2022 MB de internet grátis que depois são facilmente recarregáveis por preços acessíveis.

A primeira Copa do Mundo coberta pela tecnologia 5G, somada à extraordinária infraestrutura de conectividade dos estádios do Catar, está permitindo uma interação em tempo real inédita. Poucos segundos após os gols, as redes sociais são bombardeadas com milhares de vídeos com celebrações de dentro dos estádios.

As lives transmitidas nos perfis de influenciadores com milhões de seguidores também estão fazendo muito sucesso no esquenta para os jogos, tornando possível ver em tempo real as festas pré-partidas e até as caminhadas dos torcedores para os estádios.  

Já nas transmissões dos jogos, o destaque fica por conta do influencer Casimiro Miguel. Com uma linguagem informal, muito humor, dinamismo e proximidade com o público, os jogos transmitidos nos seus canais têm obtido uma quantidade gigantesca de visualizações, o que acabou atraindo a atenção de grandes marcas.

Essa abertura para que influenciadores e celebridades mostrem outros lados da Copa do Mundo foi uma decisão muito acertada de todos os envolvidos na organização do torneio e caiu no gosto dos torcedores, principalmente os mais jovens que andavam meio desinteressados por futebol.

Em resumo, o Catar 2022 é a Copa do Mundo de Neymar, Vinícius Júnior, Richarlison, Casemiro, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Kylian Mbappé, Luka Modric, Kevin De Bruyne e Harry Kane, entre outras estrelas do esporte, mas também de Casimiro Miguel, Diogo Defante, Gretchen, Felipe Prior, Yuri Marçal, CPX dos Crias, Lucas Tylti, Corinthians Mil Grau e por aí vai. 

Agora, nos resta esperar para ver o que Estados Unidos, Canadá e México apresentarão de novidade em uma Copa que contará, pela primeira vez, com a participação de 48 países em 2026. 

Romulo Macedo é sócio-fundador da Fan Experience 360 e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

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