A estratégia digital para a final da Conmebol Libertadores

Às vésperas da final da Conmebol Libertadores 2022, abro espaço para Ricardo Taves, head de marketing digital da FC Diez, contar um pouco de toda a produção de conteúdo digital que já está sendo realizada nos canais do torneio. Taves, seja bem-vindo por aqui!

Acompanhar e torcer por seu time na Conmebol Libertadores é uma experiência cada vez mais digital, muito além das quatro linhas ou das arquibancadas. A final em Guayaquil já oferece aos fãs um vasto conteúdo sobre os dois times nas contas oficiais do torneio. Seja no estádio ou no sofá, torcemos com telefones celulares, tablets, aparelhos de TVs inteligentes, computadores, relógios digitais, então como ampliar a jornada do fã em torno de sua grande paixão?

A produção de conteúdo, aliás, começou muito antes do desembarque dos nossos mais de 40 profissionais de digital da FC Diez e dos clubes finalistas em Guayaquil. Flamengo e Athletico Paranaense receberam a equipe digital da Conmebol Libertadores para a produção de conteúdos inéditos e exclusivos. Com direito a painel de led, câmera 360º e muita descontração, os elencos vêm mostrando suas qualidades na busca pelo título.

Na cidade-sede da final, a produção de conteúdo se intensifica massivamente e não faltam opções para o fanático pela Glória Eterna sentir-se parte do torneio e dos clubes participantes durante a temporada. Textos, artes, ilustrações, vídeos curtos, documentários, análises, podcasts, lives. O infinito planeta digital transporta o torcedor a uma nova realidade do futebol sul-americano: a luta pela Glória Eterna é registrada em cada um dos seus passos. É legado. Patrimônio do nosso esporte.

Os usuários do Twitter podem utilizar as hashtags especiais para visualizar os emojis das equipes e do torneio. No WhatsApp, a coleção de stickers reúne os craques de ambos os times. Filtros no Instagram, desafios no TikTok, além de entrevistas exclusivas disponibilizadas no Facebook e YouTube dão o tom dessa decisão. Também lançamos app e landing page especiais da final, com conteúdos exclusivos, notícias, vídeos e tudo o que o fã precisa saber sobre a final do torneio mais importante do continente.

Além da própria competição, a área de conteúdo também mantém a tradição de atender os patrocinadores com muito branded content. Uma parte da plataforma de patrocínio 360º é o campo digital, no qual produzimos diversos tipos de conteúdo relacionados aos parceiros, incluindo sua visibilidade em anúncios em sites, aplicativos e guias. Esta final será o ponto alto do que foi a temporada, gerando conteúdo para todas as plataformas e dando continuidade à narrativa anual. Cada patrocinador tem seu conteúdo organicamente relacionado às suas marcas e representado no nosso futebol.

A Conmebol Libertadores é multiplataforma. Twitter, Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, Spotify e demais agregadores de podcasts, além dos canais próprios na web e nas lojas de aplicativo. Conecte-se conosco no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok.

André Stepan é jornalista, pós-graduado em marketing esportivo, especialista em comunicação e conteúdo digital, e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

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