A experiência de inovação de um brasileiro no Catar

Acompanhei a Copa do Mundo da Fifa Catar 2022 presencialmente, observando as ações que realizamos em Doha, muitas delas voltadas para os 300 consumidores e clientes brasileiros que nosso “Programa de Hospitalidade” levou para o país. 

Como parceiros da Fifa desde 2007, sabemos que uma Copa é sempre uma grande oportunidade para se construir e testar a inovação junto ao público. Nesta edição de 2022, comprovamos, mais uma vez, a importância de se aplicar ao máximo toda nossa capacidade de inovação no país-sede e de estarmos presentes de forma maciça. Criou-se o cenário ideal para as inovações ocorrerem de forma expressiva.

Abaixo, listo as três inovações que presenciamos de perto durante esses dias:

Tecnologia de pagamento por aproximação se consagra

A tecnologia de pagamento por aproximação foi consagrada no Catar: a solução já é uma realidade no país, e mais de 80% dos estabelecimentos locais utilizam a tecnologia. Estivemos presentes em mais de 5,3 mil terminais de pagamento sem contato instalados nos locais oficiais. Dessa forma, a Copa do Mundo da Fifa Catar 2022 tornou-se o torneio de futebol com a maior facilidade de pagamento digital da história.

Vivendo essa experiência dentro e fora dos estádios, observei que, em muitos estabelecimentos, existia apenas essa opção e era praticamente automático que o comerciante oferecesse a maquininha de aproximação para o cliente fazer o pagamento. Foi a forma mais natural para as pessoas adquirirem algum serviço ou produto: nem o comércio nem os consumidores demonstraram qualquer dificuldade ou questionamento diante dessa opção tecnológica. 

Biometria Facial: tecnologia demonstra ter grande potencial

Outra tecnologia que apresentamos em Doha nessas ações foram os pagamentos por biometria facial (“Pay with your face” ou “Pague com o seu rosto”). Fizemos um piloto no hotel em que nossos convidados do “Programa de Hospitalidade” estavam alocados durante o Mundial, e a iniciativa foi um sucesso. 

As pessoas entenderam que essa tecnologia pode proporcionar mais segurança, pois há uma questão do movimento, dos ângulos e das dimensões do rosto para que o rosto seja autenticado. Acreditamos que, em breve, veremos essa tecnologia ser utilizada oficialmente em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, onde temos um público ávido por novidades.

Suvenires digitais personalizados comprovam alcance dos NFTs

Utilizamos NFTs para unir arte, futebol e tecnologia. Fizemos uma ação em duas fases. Na primeira, fizemos um leilão de NFTs: cinco jogadas antológicas de Copas do Mundo da Fifa passadas, realizadas por Jared Borgetti, Tim Cahill, Carli Lloyd, Michael Owen e Maxi Rodríguez, foram transformadas em arte digital no formato de NFTs e leiloadas antes mesmo do Mundial acontecer.

Na segunda fase, que aconteceu no Fifa Fan Festival, os consumidores foram convidados a entrar em um campo feito de led, onde todos os movimentos eram mapeados digitalmente. A pessoa entrava na quadra e fazia sua jogada, que era digitalizada e transformada em arte digital via NFT, podendo ser acessada por meio da wallet da Crypto.com.

Todas essas inovações foram muito bem registradas pelos nossos mais de 300 convidados, entre vencedores de promoções e parceiros, muitos deles em sua primeira viagem internacional, que passaram por um momento único em suas vidas. 

O curioso foi ver que alguns deles até viraram grandes influenciadores digitais e celebridades em suas cidades, ao compartilharem todas essas tecnologias, arte e futebol. Afinal, o brasileiro curte a inovação, e tendo aquela experiência de uso impecável somada à segurança, acaba adotando-a facilmente em sua vida. 

Espero ansioso pelas próximas novidades que testaremos na Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa 2023 na Austrália e na Nova Zelândia. E ávido por trazer mais conhecimento e aprendizados.   

Rodrigo Bochicchio é diretor sênior de marketing da Visa

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