A força da seleção brasileira fora de campo

Estamos a poucos dias da Copa do Mundo e é natural que comecemos a pensar como nossa seleção se comportará na busca pelo hexacampeonato mundial. Por outro lado, o momento abre portas para que analisemos algumas outras variáveis importantes que podem, ou não, influenciar dentro e fora de campo.

A seleção brasileira é uma das instituições mais reconhecidas do futebol mundial. Cinco vezes campeã do mundo, foi casa de lendas do esporte como Pelé, Garrincha, Rivellino, Ronaldo, Ronaldinho e Romário. Assim, junto do meu sócio Felipe Nunes, estamos realizando alguns monitoramentos e pesquisas de comportamento do torcedor (se quiser participar basta clicar aqui), mas um estudo a respeito dos atributos da seleção já foi finalizado e adianto alguns resultados preliminares.

Usando testes estatísticos com modelos validados dentro de critérios e parâmetros de confiabilidade, buscamos analisar quatro atributos: força, confiança, diversão e satisfação. Estas observações avaliam o resultado da análise em comparação com a distribuição que era esperada, dando condições de afirmar com grau de confiabilidade se os valores observados são aceitos ou não. A pesquisa tem um grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,5%.

O perfil geral da amostra concentra 76% de pessoas declaradas do gênero masculino, enquanto 19,8% se declararam do gênero feminino, e outros 4,2% preferiram não declarar o gênero. A maior parte está compreendida entre 25 e 34 anos (31%), depois entre 35 e 44 anos (27,2%).

Os atributos da seleção brasileira

Dessa forma, foram identificados quatro atributos que os torcedores percebem na seleção brasileira. A ideia por traz de se entender esses atributos é que um maior reconhecimento de marca e envolvimento com patrocinadores se dá quando o público percebe nas marcas atributos semelhantes aos percebidos na equipe patrocinada.

Foram quatro atributos sondados: força, confiança, diversão e satisfação. Cada um dos atributos vai de zero a sete. Valores entre quatro e cinco são considerados fortes, enquanto acima de cinco passam a ser extremamente fortes. A percepção média geral sobre os atributos da seleção brasileira está descrita no gráfico a seguir.

Brand recall

Além dos atributos, foi analisada a força do recall da seleção brasileira para seus patrocinadores. Assim, foi perguntado sobre as marcas que patrocinam a seleção brasileira, e as pessoas que responderam precisaram indicar pelo menos uma e até três marcas em uma lista de 20 disponíveis no levantamento.

Dessas 20 marcas, sete são atuais patrocinadoras, outras sete são ex-patrocinadoras recentes da seleção e seis delas não têm relação recente com o time nacional do Brasil.

As três marcas citadas com mais frequência são atuais patrocinadoras da seleção (Guaraná Antarctica com 62,6%, Vivo com 56,8% e Itaú com 48,5%). Entre as dez primeiras marcas mais citadas, outras duas também são atuais patrocinadoras e outras três são empresas que patrocinaram a seleção brasileira há pouco tempo. Apenas duas marcas (BR e Coca-Cola) não se relacionaram com a seleção nos últimos anos.

Se quiser ter acesso ao estudo completo, entre em contato com o autor. E siga @fleurysportmkt nas redes sociais ou fernandofleury no LinkedIn para ler mais sobre temas como esse.

Fernando Fleury é fundador da Armatore Market+Science e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

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