A mentalidade vencedora no caminho para o sucesso

Rafael Nadal é um exemplo de quem desfruta o processo de crescimento e está constantemente em busca da sua melhor versão - Reprodução / X (@RafaelNadal)

Um dos grandes dilemas que existem no mercado esportivo é qual o caminho para chegar ao sucesso. Muitos jovens sonham e almejam jogar em seus clubes do coração, em estádio lotado, ganhar salários altos e fazer suas vidas como jogador profissional de futebol.

Porém, muito mais difícil que chegar ao topo, é permanecer. Lidar com as altas expectativas que são depositadas em quem chegou no auge é o maior desafio encontrado no caminho para se manter lá.

Diversos são os exemplos de atletas e gestores que sucumbiram à pressão depois de uma grande trajetória no caminho para o triunfo. A queda de rendimento proveniente da alta cobrança é comum no mundo do esporte, principalmente pela falta de preparo psicológico dos esportistas para lidar com o alto nível de exigência mental e física do meio em que estão inseridos.

Nesse cenário, mais do que nunca, entra a importância e a trivialidade de uma figura indispensável no esporte: o líder. Quando as dificuldades para se manter constante aparecem, cabe às figuras de liderança assumir a responsabilidade de conduzir sua equipe de volta ao caminho da tranquilidade. É importante manter o grupo unido para que juntos possam mapear as falhas e corrigi-las em equipe, encontrando novamente o equilíbrio que os levou até o topo.

Além da importância da liderança e da coletividade em momentos assim, é preciso manter a mentalidade vencedora, mesmo nos momentos de baixa. A cobrança e a pressão fazem parte da construção de um vencedor, por isso é preciso usá-las a seu favor para transformá-las em mais entusiasmo, paixão e motivação. Assim, é possível se fazer confortável mesmo diante de um cenário confrontador.

Sempre antes de um momento de conquista ou realização haverá a cobrança e até mesmo a decepção, a pressão pelo fracasso. Isso fará com que todo seu planejamento, sua estratégia, seja posta em xeque. “Será que estou fazendo a coisa certa?”. Nesse momento, é preciso confiar naquilo que vem sendo feito e construído.

Isso faz parte da vida dos vencedores. Seja em um estádio lotado ou até mesmo com seus familiares e amigos. Não importa o tamanho da pressão. Ela vai existir.

A cobrança é importante, afinal, sem ela não há gana pelo objetivo, mas é necessário aprender a lidar para fazer dela uma aliada na busca diária pela sua melhor versão, independentemente das variáveis. Manter-se concentrado e longe de distrações fará com que você entenda que o caminho percorrido é que prepara para o triunfo, jogo a jogo.

Uma vez, o tenista espanhol Rafael Nadal falou que encontrou mais prazer em competir do que em vencer. Isso mostra um perfil de pessoa que desfruta o processo de crescimento e está constantemente em busca da sua melhor versão. Isso de forma independente do resultado final. Afinal, ele vivenciou a melhor versão dele durante toda a carreira e, sem dúvida, isso fortaleceu a mentalidade para que fosse um grande vencedor.

Encontrar prazer em competir e se manter firme aos objetivos até o final. É isso que fará com que você seja um vencedor na mentalidade e na prática. E os bons frutos dessa trajetória firme virão.

Diego Ribas é ex-jogador de futebol, com passagens por Santos, Flamengo, diversos clubes europeus e seleção brasileira. Atualmente, é palestrante, comentarista, apresentador do PodCast 10 & Faixa, garoto-propaganda de empresas como Genial Investimentos, Adidas, Colgate e Solides, e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Sair da versão mobile