A “Olimpíada” do esporte a motor

A cada quatro anos, a “pátria de chuteiras” se equipa com outras indumentárias esportivas para os Jogos Olímpicos. Por duas semanas, o espectador/consumidor vibra e consome avidamente conteúdo de seus compatriotas competindo em quadras, piscinas, tatames, pista de hipismo e, mais recentemente, até sobre as ondas e as rodinhas do skate.

As marcas apoiadoras das modalidades olímpicas obtêm retorno expressivo por meio de estratégias inovadoras que já foram abordadas neste espaço na Máquina do Esporte por profissionais muito mais gabaritados que eu para endereçar o Movimento Olímpico, como a competente Manoela Penna.

Agora, o mesmo conceito promete vingar no universo do esporte a motor.

No final deste mês de outubro, acontecerá, em Marselha, na França, a segunda edição do FIA Motorsport Games. No melhor conceito olímpico, o evento promovido pela entidade máxima do automobilismo no planeta mandará para a pista 17 disciplinas diferentes do esporte a motor.

O programa será democrático, contemplando desde o kart até categorias de fórmula, turismo, endurance, rali e GT. Haverá espaço também para novidades como o auto slalom e os e-Sports, bem como uma categoria para carros clássicos.

Os competidores correrão com as cores de seus países, por medalhas de ouro, prata ou bronze. São esperados pilotos mais de 80 nacionalidades no evento deste ano, que terá como sede principal a tradicionalíssima pista de Paul Ricard.

O FIA Motorsport Games foi concebido pela FIA em 2018 e realizado pela primeira vez em 2019, no Autódromo de Vallelunga, na Itália. Encorpado com mais modalidades e nacionalidades, o evento voltará agora para a segunda edição, uma vez que a crise mundial de Covid-19 impediu as edições previstas para 2020 e 2021.

Na edição pioneira, o Brasil teve uma participação tímida, por iniciativa do piloto João Rosate, que levou a bandeira nacional na disciplina de Fórmula 4.

Para 2022, no entanto, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) montou um plano bem mais estruturado, e o país será representado entre 26 e 30 de outubro em nove eventos distintos, por uma delegação de 11 competidores.

O Brasil já mostrou nesta temporada toda sua tradição no esporte a motor, com o título da F2 conquistado por Felipe Drugovich e o Campeonato Mundial de Kart vencido por Matheus Morgatto.

O FIA Motorsport Games será mais uma vitrine interessante para o talento nacional e, por se tratar de uma novidade na cena do esporte a motor de alto rendimento, será uma oportunidade formidável para as marcas terem visibilidade a um custo mais convidativo.

Confira os representantes brasileiros no FIA Motorsport Games 2022:

GT: Adalberto Baptista e Bruno Baptista

GT Sprint: Bruno Baptista

Turismo: Raphael Reis

Fórmula 4: Pedro Clerot

Rali 2: Adroaldo Weisheimer e Rafael Capoani

Auto Slalom: Kattlyn Marry Magno e Bruno Schubert Pierozan

Karting Sprint Senior: João Victor de Teixeira Albuquerque Maranhão

Karting Sprint Junior: Gabriel Dantas Koenigkan

e-Sports: Igor de Oliveira Rodrigues

Luis Ferrari é CEO da Ferrari Promo e escreve mensalmente na Máquina do Esporte sobre o esporte a motor

Sair da versão mobile