COB faz Pan-Americano impecável no marketing digital

Brasil garantiu dobradinha no skate street feminino do Pan 2023, com Rayssa Leal com o ouro e Pâmela Rosa com a prata - Reprodução / olympics.com

Entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, foram disputados os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) brilhou e bateu tanto o recorde de medalhas como o de ouros conquistados na história nacional na competição, com direito à segunda colocação geral no quadro, com 205 pódios e 66 primeiras colocações, além de 40 vagas conquistadas para Paris 2024. Mas o excelente trabalho do COB não ficou restrito apenas ao desempenho esportivo e também chegou ao marketing digital.

Com uma ótima estratégia de distribuição de conteúdo, todos os patrocinadores do COB foram contemplados durante os Jogos de Santiago com editorias exclusivas e de ótimo poder de engajamento. Para a competição, a confederação montou um time exclusivo para captar todo o conteúdo e entregar de acordo com o tom, a linguagem, os objetivos e o foco de cada marca, com distribuição nos canais do Time Brasil.

“As entregas foram diversas: XP com a cerimônia dos medalhistas e entrega dos coletes de ouro, prata e bronze na Casa Brasil; Medley em um conteúdo direcionado para o território da saúde mental; Riachuelo teve um foco maior na Cerimônia de Abertura por conta do uniforme; Mormaii para os seus atletas e modalidades como o surfe; Vivo focou nos seus atletas, como Rayssa Leal e Ana Marcela Cunha”, comentou Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB.

“Também tivemos uma estratégia muito sólida na entrega das editorias das nossas redes sociais aos patrocinadores. As marcas assinaram a segmentação de vários conteúdos, como a XP no quadro de medalhas e a Hemmer nos posts de felicitação pelas classificações para Paris, e as publicações com os patrocinadores tiveram engajamento três vezes superior às demais”, completou Herbetta.

Nas métricas, o Comitê Olímpico do Brasil explodiu durante os Jogos Pan-Americanos de 2023. Durante a competição, o YouTube do Time Brasil registrou mais de 40 milhões de visualizações e conquistou 137 mil novos inscritos, atingindo a marca de 254 mil seguidores. O site do COB, por sua vez, teve um aumento de 500% no número de acessos, enquanto o Instagram da entidade registrou um acréscimo de 123% na quantidade de contas alcançadas e de 190% no que diz respeito às contas que engajaram com as publicações.

O excelente desempenho no Pan agora gera uma enorme expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Faltam oito meses, e nos resta esperar ansiosamente para ver o que o COB apresentará durante a competição.

André Stepan é diretor de marketing do canal Goat e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

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