Com Gaules e Velho Vamp, Vicar aproxima o automobilismo de um novo (e grande) público

Turismo Nacional utiliza carros populares com modificações próprias para competição em autódromos - Reprodução / X (@Gaules)

Turismo Nacional utiliza carros populares com modificações próprias para competições em autódromos - Reprodução / X (@Gaules)

Neste mês de setembro, a Vicar realizou dois anúncios que devem aproximar muito o automobilismo das novas gerações. No primeiro comunicado, a empresa confirmou que Alexandre Gaules, detentor de um dos cinco maiores canais na Twitch do mundo, se tornou dono de uma equipe da Turismo Nacional, categoria que disputa provas em todo o Brasil. No segundo, realizado dias depois, foi a vez de divulgar que o streamer Victor Taube, o “Velho Vamp”, estrearia como piloto de verdade no próprio time de Gaules.

“Esse é um projeto que estamos trabalhando desde 2022, com execução iniciada em 2023, que incluiu cursos de pilotagem, orientação de pilotos profissionais, escolha de um esquema técnico para ser incorporado na nova equipe de Gaules e a identificação de um parceiro, Guilherme Sirtoli, que seria praticamente um tutor do Velho Vamp nos primeiros estágios de aprendizado como piloto. Hoje, Velho Vamp se transformou em um piloto com carteira oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo e sonhos de alcançar grandes resultados, que é o que move todo bom atleta. Se ele já era apaixonado por automobilismo, agora virou um protagonista e personagem do esporte, on e off-line”, detalhou Erik Rehder, gerente de marketing da Vicar, que também é dona da Stock Car.

No ambiente digital, o automobilismo deve estourar a bolha com força neste movimento da Vicar, já que certamente ganhará muita visibilidade nos canais dos dois streamers. E os números mostram que a ação alcançará um novo (e grande) público.

Alexandre Gaules, por exemplo, produz conteúdo para a Twitch e está entre os cinco canais com mais assinantes no mundo. Em 2020, ele teve mais de 133 milhões de horas assistidas por seus mais de 1,7 milhão de seguidores, consagrando-se como o segundo canal mais visto na plataforma. Atualmente, Gaules ainda é o detentor do recorde brasileiro de live mais assistida na plataforma, com 710 mil pessoas de forma simultânea. Além disso, viu seus números crescerem ainda mais, ao ultrapassar a marca de 3 milhões de seguidores, acumulando mais de 165 milhões de horas assistidas.

Assim como Gaules, Velho Vamp é um famoso streamer na Twitch. O mais novo piloto da Turismo Nacional também produz conteúdo para outras quatro plataformas digitais (TikTok, Instagram, YouTube e Twitter) e possui mais de 430 mil seguidores.

A estreia de ambos, ocorrida no último final de semana, no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), apresentou muitos desafios, como clima instável, com sol e chuva nas etapas. As dificuldades foram superadas e os streamers, além de Guilherme Sirtoli, piloto que formou dupla com Velho Vamp, completaram as três corridas do final de semana (16ª posição em uma e 20ª nas outras duas), valendo como primeira experiência.

Sem a necessidade de acumular experiência fora da pista, os resultados no digital foram espetaculares. Em apenas seis vídeos publicados nas contas de Gaules e de Velho Vamp, o número de visualizações chegou a aproximadamente 2 milhões. Gaules transmitiu as três provas ao vivo e o pico de cada uma delas foi de 27 mil acessos simultâneos, além de 13.355.400 minutos assistidos e 38.109 peak views. No total, foram mais de 5 milhões de impressões.

Com as métricas apresentadas e uma parceria de médio/longo prazo, há pouca dúvida de que o projeto da Vicar com Gaules e Velho Vamp não vá atrair muita gente nova para o automobilismo. E, atualmente, em que o digital muitas vezes tem mais valor que o off-line, é um passo decisivo para um crescimento ainda maior do número de fãs do esporte a motor no Brasil.

Em resumo: é um golaço.

André Stepan é jornalista, pós-graduado em marketing esportivo, especialista em comunicação e conteúdo digital, e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Sair da versão mobile