Crescimento de novos participantes impulsiona eventos esportivos

Etapa de São Paulo (SP) da Asics Golden Run 2024 foi disputada no dia 26 de maio - Divulgação / Asics

No final de 2023, após um ano de bom crescimento (ainda influenciado pelo pós-pandemia), fizemos um planejamento conservador para 2024. A expectativa era crescer, mas talvez em um ritmo menor, devido a uma base já aumentada.

Entretanto, os números mostram um fenômeno positivo oposto: o bolo cresceu ainda mais em 2024.

O setor de eventos esportivos tinha um tamanho diferente há seis meses, o tamanho do todo era menor, e ainda não tínhamos visibilidade desse futuro promissor. Que bom.

É gratificante poder falar de abundância e de espaço para crescimento, ignorando um pouco a competição em um cenário benigno. Falamos frequentemente sobre o crescimento da base e, finalmente, isso se concretizou.

O ano de 2024 surpreende pelo número de novas pessoas nos eventos e novos inscritos, ou seja, um crescimento da base inteira que prevíamos que terminaria em 2023, mas que se estendeu. Quem sabe por quanto tempo mais?

Diversos fenômenos sociais explicam essa nova onda de crescimento, a qual sempre foi sustentável para os eventos esportivos, que ascendem desde a década de 1970. O principal é uma nova quebra de barreiras, a transformação de um nicho em debate mainstream.

Dados de novos participantes

Analisamos o número de inscrições de 2024 (até algumas semanas atrás e apenas no Ticket Sports) e focamos nos novos atletas.

No total, 34,80% de todas as pessoas que se inscreveram em algum evento neste ano nunca tinham se inscrito antes, considerando uma base de dados que remonta a 2015. Ou seja, são novatos.

Além disso, mais 3,51% dessas centenas de milhares de inscrições são de pessoas que voltaram neste ano, após terem ficado fora das provas desde 2020 (supomos que por mudanças de hábito por conta da pandemia).

Eis os dados do Ticket Sports de janeiro a maio de 2024:

Insight extra

Por onde chegam essas centenas de milhares de novos atletas? Pelas distâncias de entrada, mais acessíveis, e pelas experiências mais palatáveis, com a menor sensação de risco possível, ou seja, caminhadas. Você está considerando isso ao criar suas experiências? Pensa nos novos participantes?

Desafios dessa era de renovação

Com muita gente nova, além da falsa sensação de modismo proliferada por mídias tradicionais, temos um público novo que ainda não entende exatamente as regras do jogo, e o maior desafio é educar (no melhor sentido da palavra).

Houve uma curva acentuada no número de contatos que recebemos nos nossos canais de atendimento aos atletas. Em 2023, esse índice girava em torno de 2-3% do total de inscrições. Em 2024, esse número foi, em média, de 4,59%. Ou seja, a cada 100 inscrições, 4,59 pessoas entram em contato com o Ticket Sports, um aumento de mais de 50% no índice de chamados.

Volume de Chamados por Inscrição

Impacto e Soluções

O impacto? Tivemos que reconstruir o time de relacionamento às pressas, pois não conseguimos atender em um tempo aceitável. Aos poucos, estamos normalizando.

É isso: há todo um novo público para entender (e curtir) esse universo, mas que ainda chega com bastante ansiedade e pouca informação.

Mais do que nunca, por exemplo, estão nos confundindo com organizadores de eventos. Escutamos coisas como “Ticket Sports, o evento de vocês teve 500m a menos nos 10km, é um absurdo!”. E tudo bem. A gente explica.

É um momento de compreensão e paciência com os novos participantes. Cada interface do evento terá seus próprios desafios, seja com cronometragem, fotos, serviços ou ativações. É um ótimo problema. Vamos crescer ainda mais, agora de olho nos mais do que bem-vindos novos atletas amadores.

Daniel Krutman é empreendedor e publicitário. Formado em Comunicação Social, pós-graduado em Ciências do Consumo e mestre em Marketing Digital, ocupa atualmente o cargo de CEO da plataforma de vendas de inscrições Ticket Sports, além de ser fundador da The Squad Academy, hub de conteúdo para o esporte

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