O Brasil sempre foi um celeiro de grandes talentos esportivos. Do Rei Pelé a Rebeca Andrade, passando por Ayrton Senna, Guga Kuerten e Marta, nunca nos faltaram referências que fossem capazes de redefinir a prática de cada esporte. Agora, surge uma nova geração pronta para dar continuidade a esse legado e conquistar ainda mais espaço no cenário internacional.
João Fonseca e sua grande vitória contra Andrey Rublev (nº 9 do mundo) no Australian Open (primeiro Grand Slam da carreira do carioca); Gabriel Bortoleto e sua confirmação como piloto da Sauber na temporada 2025 da Fórmula 1; Sophia Medina classificada para disputar a elite do surfe mundial em 2025; Giovanna Waksman e seu talento geracional no futebol feminino, que a permitiu brilhar na Copa do Mundo Sub-17 com apenas 15 anos de idade; Guilherme Caribé e a medalha de prata no Mundial de Natação em Piscina Curta, superando o recorde sul-americano de Cesar Cielo; Raicca Ventura e o título mundial inédito no skate park para o Brasil; bem como Estevão, do Palmeiras, que foi eleito o Craque e a Revelação do Brasileirão Betano com apenas 17 anos de idade, feito sem precedentes desde a criação da competição.
Todos esses atletas acabaram de conquistar resultados impressionantes, alguns deles no final do ano passado e outros já no início de 2025. Se você for pesquisar por eles, perceberá que todos têm uma característica em comum: são extremamente jovens e com potencial para dominarem suas modalidades pelos próximos anos.
Mas será que todos possuem contratos de publicidade? Será que estão monetizando esses potenciais independentemente do resultado esportivo? É fundamental que as marcas façam esse acompanhamento de perto e não deixem de recompensar esses jovens e promissores atletas com parcerias que possam não só engrandecer suas próprias atuações como também impulsionar as carreiras dessas joias.
O ser humano tem o hábito natural de olhar sempre para as lendas do passado de maneira saudosista, afinal de contas, é muito mais fácil simpatizar com aquilo que é realidade do que se vincular a uma incerteza ou possibilidade. O intuito desta coluna é provocar a seguinte reflexão: mas e se o João Fonseca acabar se tornando o maior tenista da história do Brasil? E se a sua marca estivesse atrelada a ele? E se Giovanna Waksman vencesse a primeira Copa do Mundo Feminina da história do Brasil? E se a sua marca estivesse impulsionando essa(s) trajetória(s)?
A história nos mostra que as marcas que apostaram cedo em grandes talentos colheram frutos imensuráveis. O exemplo mais emblemático é o da Nike com Michael Jordan e toda a revolução que aquele simples contrato publicitário representou para as vendas e a reputação da marca. Todos queriam ser como Jordan, e para isso precisavam dos tênis da Nike.
É fundamental que todos os players do mercado publicitário e até mesmo os próprios atletas estejam cientes da nova ordem vigente dentro desse mercado de atletas e celebridades. Hoje, os atletas são grandes influenciadores, e isso faz deles grandes produtores de conteúdo. Já não basta mais apenas performar dentro das quadras, pois agora é preciso performar fora delas também. O jogo está sendo jogado também nas redes sociais, e as oportunidades estão na mesa.
Muito por conta disso, cada vez mais é imprescindível, também por parte dos atletas, que seja feito um trabalho cuidadoso no digital, permitindo e preparando o terreno para a chegada de marcas e campanhas publicitárias, sem que o conteúdo criado e desenvolvido pelo atleta seja muito radical em relação ao que é natural no dia a dia dele. A autenticidade nas redes sociais vale ouro, e as marcas buscam histórias reais para se conectar ao público. Atletas que dominam esse espaço têm chances de transformar seguidores em fãs leais, aumentando exponencialmente o interesse das marcas em eventuais parcerias.
Estejamos preparados para ajudar a construir as novas lendas. A você que senta na cadeira de uma grande marca: não perca a chance de investir no futuro. A você que é um atleta: saiba que agora, mais do que nunca, o jogo fora do campo pode definir o seu legado. Ame o passado, mas esteja pronto para o novo. Ele sempre vem.
Antes de terminar, faço questão de citar que essa coluna contou com a colaboração de Luís Gustavo Amarante, que faz parte do meu time na Alob Sports. Ele é um apaixonado por esportes, que me ajudou na pesquisa e na busca por informações sobre os talentos.
Bernardo Pontes, executivo de marketing com passagens por clubes como Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo, é sócio da Alob Sports, agência de marketing esportivo especializada em intermediação e ativação no esporte, que conecta atletas e personalidades esportivas a marcas, e escreve mensalmente na Máquina do Esporte