Golaço da Stock Car, E-Stock fura bolha e já gera receita

Expectativa é de alcançar métricas digitais milionárias nas redes da Stock Car e da própria competição virtual - Divulgação

Principal categoria do automobilismo sul-americano, a Stock Car Pro Series busca, cada vez mais, aliar a sua enorme tradição a novidades. Com inúmeras atualizações para este ano, está sendo disputada a terceira temporada da E-Stock, campeonato virtual oficial da Stock Car. Além de levar o esporte a motor para fora da bolha, a competição já se tornou geradora de novas receitas.

O formato de disputa para 2024 trouxe evoluções notáveis em relação aos dois últimos anos. A temporada deste ano consiste em um primeiro ato com duas fases, e cada uma delas é composta por seis corridas de 50 minutos cada, com pit-stop obrigatório. No total, 80 pilotos participam de cada turno, sendo 40 na classe Pro (para competidores mais graduados e experientes) e outros 40 na Pro-Am. 

Os cinco melhores colocados de cada fase nas categorias Pro e Pro-Am disputarão a Super Final in loco, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), entre 14 e 15 de dezembro, no mesmo fim de semana em que será conhecido o campeão da Stock Car. Os futuros donos dos títulos da E-Stock também serão consagrados diante do público nas arquibancadas do autódromo mais importante do Brasil.

O campeão da categoria Pro terá a chance de guiar um carro da categoria Turismo Nacional (que conta com os carros mais vendidos do Brasil e que também é promovida e organizada pela Vicar, tal qual Stock Car, Stock Series, BRB Fórmula 4 Brasil, TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB) em Interlagos. Já o dono do título da Pro-Am fará uma volta rápida para sentir a emoção da alta velocidade no mundo real.

Quebrando paradigmas

Gerente de marketing da Vicar, Erik Rehder é um dos responsáveis pelo novo momento da E-Stock, que vem trazendo uma forma diferente de conversar com a nova geração de apaixonados pelo esporte a motor, ajudando a fomentar a Stock Car tanto no cenário real como no chamado AV, ampliando e renovando sua base de fãs. Além de uma seleção de influenciadores, escalados para participações especiais nas transmissões, o campeonato virtual também tem marcado presença em eventos importantes, como aconteceu em junho com o festival de música eletrônica Só Track Boa, realizado na Neo Química Arena e que reuniu um total de 60 mil pessoas.

“A E-Stock é um projeto que nos enche de orgulho e vem crescendo muito a cada temporada. A competição tem como um dos méritos o fato de se tornar mais relevante na comunidade gamer e entre os jovens como um todo, e prova disso é a evolução dos números alcançados em termos de audiência com as transmissões ao vivo das nossas corridas, como elas repercutem no meio e o interesse crescente na categoria. Outro aspecto importante é que a E-Stock vem sendo um case de sucesso no aspecto financeiro, trazendo para si a capacidade de atrair patrocinadores de enorme relevo, seja no universo do automobilismo virtual como também no real, gerando assim grande aceitação no mercado”, explicou Rehder.

“As corridas reúnem alguns dos maiores nomes do automobilismo virtual e emulam todo o universo competitivo do que vimos nas etapas da Stock Car Pro Series, por exemplo. E, mais que um sonho, é um objetivo nosso fazer com que pilotos revelados na E-Stock possam ter a chance de mostrar seu talento na Turismo Nacional, que é o primeiro degrau na escala evolutiva que pode levar um competidor ao grid da Stock Pro. Definitivamente, estamos ‘furando a bolha’, no cenário esportivo e no mercado, fazendo com que a E-Stock seja uma realidade promissora e rentável também no universo real”, complementou o gerente de marketing da Vicar.

Com muito conteúdo sendo produzido durante a competição, a expectativa é de alcançar métricas digitais milionárias nas redes da Stock Car e da própria competição virtual: 2,1 milhões de impressões, 2,4 milhões de alcance, 1,4 milhão de visualizações de vídeo e 42,7 mil de engajamento. Para as transmissões ao vivo, a estimativa é igualmente positiva: 1,5 milhão de impressões, 160 mil visualizações, 22 mil horas de exibição e 16 minutos de visualização média.

Além dos perfis próprios, a Stock Car Pro Series também montou uma estratégia de ter sempre convidados especiais nas transmissões, influenciadores para criar conteúdo da E-Stock e com isso auxiliar a furar a bolha. Valentina Piaz (756 mil seguidores), Luiz Fontes (1 milhão de seguidores) e Vitor Genz (167 mil seguidores) são exemplos dos convidados para o projeto.

Com ótima expectativa de gerar métricas muito positivas, a E-Stock já pode ser considerada uma nova geradora de receita. Atualmente, o campeonato já possui quatro patrocinadores: Vivo, Extreme SimRacing, Hankook e Razer.

Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a E-Stock é um verdadeiro golaço para a histórica Stock Car Pro Series. Certamente ajuda o automobilismo a furar a bolha e, de quebra, ainda garante uma nova receita para a categoria.

André Stepan é diretor de marketing do canal Goat, desenvolvedor de negócios da Horizm no Brasil e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Sair da versão mobile