Marketing em campo: A interação entre marca e público nos eventos esportivos

Dona dos naming rights do Cariocão 2024, Betnacional realizou diversas ativações no torneio - Reprodução / X (@SofascoreBR)

Às vésperas de uma das maiores competições internacionais do universo esportivo, os Jogos Olímpicos, estamos em um momento de muita importância para a carreira de muitos atletas, mas também de inúmeras marcas. Em 2024, será um grande marco para elas, afinal, será a primeira vez que os competidores poderão agradecer, nas redes sociais, seus patrocinadores. Diante de toda essa exposição, fica clara a oportunidade para que as empresas se fortaleçam na memória do grande público. Para isso, lançamos mão do marketing esportivo, vertente da comunicação que usa o esporte para geração de negócios ao buscar criar e manter relacionamentos entre empresas e consumidores por meio da paixão pelo esporte.  

Mas, independentemente do tamanho da competição, essa disciplina abre uma janela de possibilidades para o engajamento direto com os torcedores. A atmosfera vibrante e a emoção compartilhada nas quadras ajudam a criar o ambiente ideal para que a mágica aconteça.

Já percebeu como muitas marcas buscam criar experiências para o público durante esses eventos? Estratégias criativas e bem planejadas, como a adoção de tecnologia para momentos exclusivos, ativações de patrocínio, marketing de conteúdo e engajamento nas redes sociais, podem transformar a ocasião em uma lembrança para o resto da vida. Outros exemplos também apontam que brindes personalizados, atividades imersivas e shows ao vivo não só aumentam a interação, mas também fortalecem a conexão entre os envolvidos.

Que empresa não gostaria de estar presente nas finais de um Campeonato Estadual? São exemplos de solenidades esportivas que atraem a atenção de todos, tanto presencialmente quanto pelos meios de comunicação. Esses momentos são oportunidades valiosas para uma exposição positiva.

Olha só esse exemplo gringo: a Nielsen, principal empresa de medição de audiência de TV nos Estados Unidos, divulgou que a edição de 2024 do Super Bowl atingiu mais de 123 milhões de pessoas, levando em conta as transmissões realizadas por alguns canais no país. Apenas a CBS, emissora que deteve os direitos exclusivos do grande evento este ano, teria atraído uma audiência de 120 milhões de espectadores.

De volta ao Brasil, uma referência atual é o Campeonato Carioca de 2024, que registrou a maior média de público entre os Campeonatos Estaduais do país. Durante essa final, uma ação promocional da Betnacional conseguiu aproveitar a visibilidade e o engajamento do evento para maximizar o impacto da marca. O trabalho envolveu Matheus Gonze, conhecido como o “Mlk dos Estádios”, que interagiu e entrevistou os torcedores a caminho do jogo. Além disso, adeptos de ambos os times finalistas, Flamengo e Nova Iguaçu, foram convidados a participar de uma experiência de chute a gol e assistir ao jogo no camarote da empresa no Maracanã.

Outro caso de sucesso foi no Campeonato Pernambucano de 2023, em que a mesma Betnacional desenvolveu ações que fortaleceram a lealdade à casa de apostas e fomentaram relações duradouras com os torcedores. Durante o intervalo da decisão, houve um show da cantora Priscila Senna e diversas atividades promocionais integradas, como a distribuição de copos e bonés personalizados e a oferta de vouchers para cerveja, reforçando a interação da marca com as pessoas presentes.

Todas as ações que mencionei acima exemplificam as oportunidades para desenvolver estratégias criativas que promovam um engajamento significativo e fortaleçam a presença do negócio no mercado. Mas, para isso, é preciso entender o público-alvo e encontrar maneiras originais de se conectar com ele por meio do esporte. Vamos conversar mais sobre isso?

Newton Neto é publicitário e CEO da Lean Agency. Pós-graduado em marketing e com especializações em áreas como marketing digital, planejamento estratégico, branding e criatividade, ele escreve mensalmente na Máquina do Esporte

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