Imagine um mundo onde as marcas, clubes e produtores tenham controle total sobre seus produtos no mercado secundário, onde os consumidores possam comprar produtos autênticos com confiança e serem recompensados por isso.
Com modelos baseados em blockchain, isso certamente será possível. Um mundo onde todos, desde o fabricante até o revendedor, podem verificar se um produto é genuíno, rastreá-lo ao longo do seu ciclo de vida e coletar dados para melhorar os processos e aumentar o valor.
Usando tecnologias descentralizadas como blockchain, a Web3 permite que marcas e varejistas criem um ecossistema de produtos autênticos e rastreáveis verificados em todos os pontos de contato no seu ciclo de vida.
Isso significa transparência total, segurança total e controle total sobre a economia do seu produto. É uma proposta poderosa, com implicações de longo alcance para empresas e consumidores.
Atualmente, as cadeias de suprimentos são rastreadas por meio de documentos e bancos de dados. Isso pode levar a erros e produtos falsificados. No esporte, permite que cambistas comprem e vendam ingressos, verdadeiros ou falsos. Com a Web3, clubes podem criar um registro compartilhado que todas as partes envolvidas na venda podem atualizar em tempo real à medida que o ingresso passa de uma pessoa para outra. Um mercado secundário seguro para todos e em que todos, inclusive os próprios clubes, ganham.
A tecnologia blockchain tem o poder de transformar completamente o mercado, proporcionando aos consumidores maior confiança em suas compras.
Se levarmos isso para o patamar dos patrocinadores, podemos pensar que os torcedores poderão, por exemplo, por meio do blockchain, escolher comprar de varejistas cujas cadeias de suprimentos foram auditadas quanto ao impacto social e ambiental, ou cujos componentes ou materiais de produtos são rastreáveis até sua origem.
Essa transparência torna mais fácil para as empresas garantir que produtos de alta qualidade sejam entregues sem problemas.
Meios de pagamento
Embora as criptomoedas ainda sejam uma incógnita na vida da maioria das pessoas, o futuro da criptomoeda promete dar um passo adiante, reunindo comércio e tecnologia blockchain.
A Web3 trará serviços como identificação digital, micropagamentos e transações comerciais para consumidores que poderão se conectar com marcas e lojas em escala global sem pagar taxas excessivas ou esperar dias para que os fundos sejam liquidados nas suas contas.
À medida que mais dessas tecnologias se tornam disponíveis, é possível ver como elas podem ajudar a criar novas experiências para os clientes, levando a melhores resultados para todos os envolvidos, como experiências de compras mais convenientes para os clientes, operações comerciais mais eficientes para clubes, marcas e varejistas, e novas formas inovadoras de capturar valor para os criadores.
No entanto, embora os benefícios da Web3 sejam claros, entidades esportivas, marcas e varejistas precisam enfrentar os desafios fundamentais que ela representa para eles:
Essa lista inclui:
- As novas tecnologias precisam ser compreendidas e seu impacto nos modelos de negócios atuais avaliado.
- A indústria será forçada a se adaptar a novos modelos de negócios e introduzir novas tecnologias que potencialmente afetam a maneira como operam.
- As marcas terão que ingressar em um blockchain ou criar suas soluções e trabalhar com parceiros no ecossistema para implementar efetivamente a Web3 nas suas cadeias de suprimentos.
E como venho dizendo: começaremos a ver uma mudança profunda no modelo de relação, pois as comunidades serão fundamentais para o valor de qualquer entidade esportiva, marca ou produto.
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Fernando Fleury é fundador da Armatore Market+Science e escreve mensalmente na Máquina do Esporte