O dia 24 de agosto de 2023 registrou o retorno da Caixa ao NBB. Após quatro temporadas de sucesso, a parceria entre as duas organizações foi interrompida no ano do início da pandemia por um período de três anos.
De 2016 a 2020, a Caixa foi a principal patrocinadora da Liga Nacional de Basquete (LNB), com os naming rights do NBB e uma participação destacada nos demais eventos. Ao longo de quatro temporadas, a empresa foi uma das responsáveis por fomentar e apoiar conquistas importantes para os clubes do NBB e seu legado permanece nos negócios da LNB e do esporte nacional: a transformação do Jogo das Estrelas em um grande entretenimento esportivo (março de 2017), a implementação do modelo de multiplataforma de transmissão dos jogos do NBB (outubro de 2018), o lançamento da Copa Super 8 (dezembro de 2018) e a plataforma de sustentabilidade NBB Social (2018).
A volta da Caixa acontece em um momento especial, com a Liga anunciando a maior edição do NBB nos 16 anos de sua história. Dezenove clubes confirmaram inscrição, um recorde histórico. As boas surpresas foram os retornos do Vasco, do Botafogo e do Mogi Basquete, clubes com tradição e engajamento de suas comunidades.
As novidades não devem parar por aí, uma vez que o patrocínio da Caixa inclui também a Copa Super 8, o Jogo das Estrelas e a Liga de Desenvolvimento. Junto da marca do banco estarão as Loterias Caixa, assinando a parceria com presença de marca em diversos momentos estratégicos ao longo da temporada.
A Copa Super 8 deverá ocorrer no mês de janeiro, enquanto o Jogo das Estrelas permanecerá em março, semanas antes do final da temporada regular (ou fase classificatória) do NBB. Essa grande festa do basquete brasileiro reunirá os atletas mais relevantes da Liga, mas também toda a comunidade do basquete no Brasil. Com o objetivo de melhorar a experiência de todos os envolvidos no evento, o Jogo das Estrelas é uma plataforma de conexão positiva das marcas com os fãs e os atletas.
A Liga de Desenvolvimento, que neste ano contou com 24 equipes, acontecerá entre junho e setembro de 2024. O apoio da Caixa reforçará a promoção do torneio junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), como etapa final da formação de jovens talentos para inserção no mercado do NBB. Atualmente, mais de 40% dos jogadores do NBB foram formados ou revelados na Liga de Desenvolvimento.
O NBB Caixa 2023/2024 começará oficialmente no dia 21 de outubro. Cada clube jogará, no mínimo, 36 partidas, sendo metade em casa e a outra metade fora. Ao todo, serão 342 jogos na fase regular, de outubro a abril, e aproximadamente mais 40 nos playoffs, de abril a junho. As transmissões serão anunciadas com novidades, além dos tradicionais parceiros de TV aberta, TV fechada e plataformas digitais. Os conteúdos não ficarão limitados ao formato padrão de jogos ao vivo, bem como ao pacote das melhores jogadas e do Top 10.
Algumas datas especiais e semanas promocionais se transformarão em novas possibilidades de interagir com os fãs nos ginásios e nas transmissões. Esses projetos inovadores contemplarão ações dentro e fora de quadra ao longo da temporada. As Loterias Caixa assinarão ações customizadas com seus produtos para ampliar a divulgação na comunidade do esporte e fortalecer o entendimento sobre cada um deles.
Por fim, na área de comunicação, a mudança do nome do principal campeonato de basquete do país será acompanhada de uma campanha diferente para a temporada.
O NBB Caixa voltou e muitas novidades serão apresentadas ao público. Baseada nos princípios da inovação e da busca pela excelência, a LNB inicia com a Caixa um ciclo, mais forte e melhor, para o crescimento, o desenvolvimento e a sustentabilidade dos clubes do NBB.
Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte