NBB Trio chega para promover e conectar o NBB com o basquete de rua

Primeira etapa do NBB Trio será no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP), entre 24 e 25 de agosto - Divulgação

O NBB Trio é o novo evento promocional da Liga Nacional de Basquete (LNB). Apresentado ao mercado na semana passada em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3×3 (ANB3x3), o evento é um movimento de valorização do basquete de rua e da cultura urbana, conectados com a modalidade 3×3 que teve sua origem nas ruas e hoje cresce na mesma velocidade da sua presença nos Jogos Olímpicos.

Durante a temporada 2023/2024 do NBB Caixa, iniciada em outubro de 2023, fomos questionados por diversas pessoas (executivos, parceiros e patrocinadores) sobre a ausência de eventos ou atividades de 3×3 na Liga. Ainda que de forma tímida, nossas experiências com essa modalidade se resumiam às ativações realizadas nas últimas edições do Jogo das Estrelas. Mas as solicitações dos nossos parceiros estimularam a realização de um estudo cujo resultado chegou ao NBB Trio.

Diferentemente de muitos torneios, o NBB Trio é uma plataforma de promoção e conexão do NBB com o basquete de rua. Ele chega para ser uma ativação do NBB Caixa, no período de pré-temporada, para manter a atenção e o engajamento dos torcedores e dos fãs com seus clubes.

Os principais objetivos desse projeto são aproximar o NBB das comunidades e dos movimentos urbanos, dar maior notoriedade e visibilidade para o basquete de rua (3×3), estimular a prática do basquete por jovens nas grandes cidades, valorizar o lifestyle do basquete e gerar novas oportunidades de conexão das marcas com a cultura urbana a partir do basquete.

O NBB Trio não é uma competição oficial de 3×3 e não possui a expectativa de gerar pontos em rankings nacionais ou internacionais. O projeto traz consigo a proposta de unificar as diferentes áreas comportamentais que permeiam o basquete e construir um movimento que gere benefícios para todos os envolvidos. Além do esporte, aqui representado pelo basquete 3×3, o Trio pretende trabalhar toda a linguagem da cultura urbana reunindo a música (hip-hop, rap, batalhas de rimas), a moda, a gastronomia, a arte (especialmente o grafite) e as pessoas.

Nesse contexto, o NBB Trio será formado pelos 16 clubes ativos do NBB, representados por trios ou equipes de 3×3, indicados pelo próprio clube ou escolhidos no ranking de elite da ANB3x3, parceira na idealização e na organização técnica do evento. A junção da força promocional e esportiva dos clubes da LNB com a expertise da ANB3x3 e de suas equipes de elite criaram uma ideia transformadora para ampliar a atenção do público e conquistar mais espaço nas principais plataformas de comunicação.

Todas as mais de 100 partidas do NBB Trio serão transmitidas ao vivo pelo canal do NBB no YouTube, com uma equipe de narradores, comentaristas e repórteres cobrindo os jogos, os bastidores e os personagens do evento. Junto de tudo isso estará o Sidney Gabriel, mais conhecido como DPC ou Dois por Cento, influenciador de basquete e embaixador oficial do NBB Trio.

Essa talvez seja a primeira iniciativa mundial que une diretamente clubes de elite do basquete de quadra com equipes de elite do basquete 3×3, em uma ação para promover o basquete de rua e a cultura urbana.

Novas ideias trazem novos desafios. Que o NBB Trio seja um embrião para impulsionar o basquete de rua no país e para acelerar a relevância desse movimento em todas as esferas: técnica, promocional e cultural. Nesse sentido, todos estão convidados para acompanhar a primeira etapa do NBB Trio, que será disputada no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP), já no próximo fim de semana (dias 24 e 25 de agosto). A entrada será gratuita, mediante cadastro.

Agradecimentos

O projeto NBB Trio se tornou realidade graças à confiança dos clubes da LNB que abraçaram a ideia e ao apoio de Caixa, Netshoes e Penalty, além do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Agradecimentos especiais também à diretoria da ANB3x3 e a todas as equipes do ranking de elite que abraçaram essa iniciativa.

Para mais informações, vale acessar este link.

Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Sair da versão mobile