O México, a NFL e a Copa do Mundo

Nem parece, mas faz pouco mais de uma semana que a Copa do Mundo da Fifa começou. E, por essas coincidências da vida, acabei assistindo ao jogo de abertura diretamente da Cidade do México, para onde viajei a trabalho para a partida entre San Francisco 49ers e Arizona Cardinals, no Estádio Azteca, valendo pelo Monday Night Football, da NFL, da última segunda-feira (21).

Nunca havia estado antes na capital mexicana, que me encantou desde o primeiro momento. A cidade respirava a Copa do Mundo e a expectativa da estreia da “La Tri”. Em paralelo, era grande também a empolgação de muitos locais em mais uma vez receber um jogo da NFL, a começar pelo oficial de imigração que me entrevistou no desembarque, um torcedor apaixonado dos Niners, que já estava com ingressos comprados para ele e toda a família.

Este foi o quinto jogo da NFL em território mexicano. O primeiro deles foi realizado em 2005. Após um intervalo de 11 anos, a NFL voltou ao México somente em 2016, com novas partidas em 2017, 2019 e agora em 2022.

Assim como no Brasil, a sobreposição entre fãs do futebol americano e do nosso futebol tradicional é imensa, e isso ficou claro nas ativações promovidas por diversos patrocinadores (muitos deles também patrocinadores da seleção mexicana de futebol, como Visa, AB InBev, Betcris e Banorte). No caso do Banorte, que era o patrocinador apresentador oficial deste jogo da NFL no México, foi interessante vê-los promover seu comercial de apoio à seleção mexicana de futebol antes, durante e depois da partida no Azteca, nos telões internos e áreas externas do estádio.

Marca líder da AB InBev para a região, a cerveja Corona foi onipresença garantida nos principais eventos na cidade, esportivos ou não, ao longo de toda a semana. De sexta à domingo, por exemplo, aconteceu o Corona Capital 2022, uma espécie de Rock in Rio com atrações do porte de Arctic Monkeys, Miley Cyrus, Lil Nas X e My Chemical Romance, recebendo um público total de mais de 250 mil pessoas, eu entre elas.

No jogo da NFL, a Corona foi a cerveja vendida com exclusividade (e em altíssimas quantidades) dentro e fora do estádio, para um ávido público que esgotou todos os quase 80 mil ingressos para o evento meses atrás. Finalmente, tomando um dos principais cartões-postais da cidade, o Monumento a la Revolución, está o Corona Fifa Fan Festival MX 2022, fan fest oficial da Fifa para a Copa do Mundo, um projeto realizado pela AB InBev em seis capitais de todo o planeta. As outras são São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Dubai e Seul.

Na fan fest da Cidade do México, fui testemunha de 8 mil mexicanos explodindo com a defesa de Ochoa no pênalti batido por Lewandowski. Foi outro evento com capacidade máxima atingida, sendo que mais de 40 mil torcedores se registraram para tentar assistir aos jogos da Copa ali.

Este lugar tão especial, permeado por simbolismos e que conecta o lado mais rico ao menos favorecido do continente, se tornará, em 2026, o primeiro país do mundo a sediar três edições da Copa do Mundo, dessa vez ao lado de EUA e Canadá. Seja em 1970, 1986 ou 2026, o mítico Estádio Azteca terá sido palco de jogos em todas elas, fazendo dele um lugar sagrado para o futebol mundial. Onde os fãs da “La Tri” puderam ver de perto o nosso tri e que, tomara, possa também fazer parte da campanha do hepta.

Felipe Soalheiro é diretor geral da Effect Sport São Paulo, fundador da SportBiz Consulting e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

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