O planejamento exemplar do Sertões e a sinergia entre ciclismo de estrada e o mundo 4×4

Mais tradicional prova off-road das Américas, o Sertões comemorará seu 30º aniversário em 2022 em grande estilo. A prova realizará seu prólogo na próxima sexta-feira (26), em Foz do Iguaçu (PR), e percorrerá nada menos que 7.216km até Salinópolis (PA) ao longo de 15 dias.

Os números são superlativos e fazem do Sertões o maior rali do mundo, maior inclusive que o mítico Dakar.

Com o objetivo de ser um divisor de águas em sua rica história, a jornada do Bicentenário da Independência do Brasil estava no planejamento estratégico do Sertões desde 2018, quando houve uma mudança no controle acionário da empresa promotora do evento.

À época, o então “Rally dos Sertões” já era uma referência no mundo do off-road. Seu desafio desportivo, a diversidade das trilhas, as inúmeras modalidades disputadas e a alternância de roteiros pelos mais deslumbrantes cenários do Brasil sempre foram marcas reconhecidas dentro do nicho.

Mas pouco conhecidas fora dele.

Eis que, em 2018, a empresa promotora do Sertões recebeu em sua composição societária os reforços de Joaquim Monteiro, ex-CEO da Empresa Olímpica dos Jogos Rio 2016, e Julio Capua, sócio-fundador da XP Investimentos.

Eles vieram com a visão de extrapolar as agendas esportivas e do off-road. Não por acaso, anunciaram rapidamente que o benchmark não era o Rally Dakar, mas sim a prova mais conhecida do ciclismo de estrada do planeta: o Tour de France.

E trataram de levantar poeira com inovações dentro e fora das trilhas de competições. Trouxeram celebridades como o ator Caio Castro e o DJ Alok para acelerar, e deram maior visibilidade para as ações sociais que sempre foram realizadas em paralelo à caravana, um verdadeiro exemplo de legado esportivo, nos mais ermos rincões do país que recebeu Copa e Olimpíada com dois anos de intervalo.

O mercado, logicamente, respondeu.

O Sertões largará na semana que vem com nada menos que oito grandes patrocinadores, inclusive tendo comercializado pela primeira vez os naming rights do evento com o Banco BRB. Aqui estamos falando de empresas do nicho, como Honda, Mitsubishi, Motul, Can-Am e Protork, mas também da Vivo, que, pela primeira vez resolveu investir no 4×4, com uma sugestiva campanha concebida pela agência Africa com o mote “Conexão que abre caminhos”.

O case do Sertões ilustra bem como, com visão de longo prazo e repertório sobre a promoção dos mais variados eventos esportivos, é possível sair do nicho com sucesso.

Luis Ferrari é CEO da Ferrari Promo e escreve mensalmente na Máquina do Esporte sobre o esporte a motor

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