O jornalista Paulo Roberto Conde é o novo diretor de comunicação do COB (Comitê Olímpico do Brasil). Conde, 37, que estava no Grupo Globo desde 2018, é formado em jornalismo e mestrando em Estudos Olímpicos pela Universidade Alemã do Esporte, em Colônia. Ele substitui Manoela Penna, que deixou o cargo em dezembro.
“Tenho um grande respeito e admiração pelo Paulo Conde. Estamos falando de um profissional extremamente qualificado e profundo conhecedor do Movimento Olímpico. Tenho certeza de que ele contribuirá para um crescimento ainda maior da área de comunicação do COB”, afirmou Paulo Wanderley Teixeira, presidente do comitê.
A primeira experiência de Paulo Conde na grande mídia ocorreu em 2004, durante um estágio nos cadernos de Cidades e Esporte de O Estado de S.Paulo, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Atenas. No ano seguinte, entrou no diário Lance!, pelo qual foi repórter e editor de esportes olímpicos. Entre o final de 2012 e o início de 2018, integrou o caderno de Esporte da Folha de S.Paulo, primeiro como chefe de reportagem e depois como repórter.
Em abril de 2018, foi para a TV. Como produtor, fez reportagens para os principais telejornais da Globo, para os canais SporTV e o GE. Cobriu três Jogos Olímpicos (2012, 2016 e 2020), uma edição dos Jogos Paralímpicos (2008), uma Universíade (2011), assembleias do COI (Comitê Olímpico Internacional) e Campeonatos Mundiais de natação, basquete, handebol e judô.
“Desde o início, minha trajetória profissional andou colada ao Movimento Olímpico. E quem se conecta a ele uma vez nunca mais quer deixá-lo, por ser tão empolgante e universal. Fico honrado com o convite para fazer parte desse time tão talentoso, dedicado e que trabalha dia e noite para consolidar o Brasil como referência olímpica”, disse Conde.
“O desafio da comunicação é atender com excelência os diversos atores de um modelo multiplataforma que não para de se renovar. Além de trabalhar como agente de informação e transparência do próprio comitê, é preciso dialogar com a grande imprensa, nossa parceira mais tradicional, fornecer conteúdo de qualidade aos fãs por meio do nosso site e do Canal Olímpico do Brasil, abastecer com criatividade nossas redes sociais e criar oportunidades de engajamento. Tudo isso dentro de um ciclo até Paris 2024, que será mais curto do que o habitual e histórico”, completou o novo diretor de comunicação do COB.