Que a Copa do Mundo do Catar acontecerá somente no final do ano, acho que todos nós já sabemos. Mas este não é o único evento de futebol de alto nível que ocorre neste ano. Será que estamos a par dos torneios do mundo do futebol que teremos no meio de 2022?
Agora em julho começam simultaneamente cinco torneios de nível continental, valendo vagas para a próxima Copa do Mundo. E aí, talvez, você esteja se perguntando: de que Copa ela está comentando, já que as seleções já estão classificadas para o Mundial no Catar, com calendário definido e tudo, né? Bom, a Copa a que me refiro é a Copa do Mundo Feminina Austrália 2023, e os cinco torneios de nível continental são todos estes abaixo:
Como diz a imagem publicada pela Fifa, será, literalmente, um festival de futebol feminino pelo mundo todo, em que algumas das maiores craques da bola entrarão em campo, disputando uma vaga para a Austrália.
E o melhor dessa notícia é que a maioria delas estará disputando em melhores condições do que já estiveram na última edição de cada um destes campeonatos. Assim como recentemente vimos que a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) igualou o pagamento de prêmios e direitos de imagem das suas jogadoras em relação aos jogadores, outros acordos similares também foram realizados por outras dez federações distribuídas pelo mundo todo: Noruega, Austrália, Dinamarca, Nova Zelândia, Finlândia, Irlanda, Brasil, Inglaterra, Holanda e EUA.
Essa onda de “equal pay” vem sendo uma decisão estratégica das federações, que vai muito em linha com o planejamento de desenvolvimento do futebol feminino estabelecido pela Fifa em 2018, com o objetivo de alcançar o número de 60 milhões de mulheres jogando futebol oficialmente em 2026. Vamos combinar que é um grande incentivo às novas gerações, certo?
Outro ponto a destacar do planejamento da Fifa seria o objetivo de valorizar o produto comercialmente. Já podemos enxergar como isso vem se desdobrando nos torneios continentais. Veja abaixo quais marcas estarão presentes em cada um deles:
Assim como as marcas, acho que vale destacar também que todos estes torneios serão transmitidos. Destaco especialmente a Copa América em TV aberta pelo SBT e a Euro Feminina pela ESPN (TV fechada) e Star+ (streaming).
Agora é só ficar de olho na tabela abaixo e se organizar para assistir aos jogos do nosso Brasil:
Sabemos que ainda há muito a caminhar no que se refere à igualdade de gênero no futebol, mas, como gosto de comemorar cada conquista, fiz questão de dividir com vocês os calendários, os patrocinadores, onde podemos assistir e também que as condições financeiras já estão melhores do que antes.
Mônica Esperidião Hasenclever é especialista em gestão e marketing esportivo, cofundadora da WES e escreve mensalmente na Máquina do Esporte, sempre com o propósito de promover a visibilidade da mulher e a inclusão da diversidade em todos os âmbitos e áreas de esporte