Saúde mental: O segredo da alta performance

Considerada a maior ginasta de todos os tempos, Simone Biles parou a carreira por dois anos para cuidar da saúde mental - Reprodução / X (@TeamUSA)

A saúde mental vem ganhando cada vez mais espaço quando falamos da nossa saúde em geral, e é sabido que ela pode ser a grande aliada ou a grande vilã das nossas vidas. Por isso, é importantíssimo encontrarmos atividades que nos proporcionem relaxamento e nos ajudem a desligar e a manter a sanidade para aguentarmos a vida corrida e demandante do nosso dia a dia.

Mas muito se fala e pouco se faz quando o assunto é cuidarmos da gente. Pelo menos comigo é assim. Por isso, incluí o cuidado com a minha saúde mental nas minhas resoluções de 2024 e vou provocar vocês a fazerem o mesmo. Essa não é uma necessidade exclusiva de determinadas pessoas e profissões; ela é para todos nós e para todas as carreiras.

Quando pensamos em esportes e na competitividade, por exemplo, geralmente focamos nos treinamentos físicos e nos cuidados com o corpo, o que certamente é essencial. No entanto, a mente desempenha um papel vital no desempenho dos atletas e, se negligenciada, pode ser um fator determinante para alcançar ou não o tão almejado pódio.

Imagine a pressão e a ansiedade que os atletas enfrentam antes de uma competição. Agora, amplie isso quando a competição é uma etapa classificatória para um grande evento, um Campeonato Mundial ou até mesmo os Jogos Olímpicos. A importância de cuidar da saúde mental torna-se ainda mais evidente nesses momentos.

Além do relaxamento, o acompanhamento psicológico dos atletas precisa ser visto como algo fundamental para construir resiliência mental, manter o equilíbrio e superar os obstáculos que, certamente, existirão (dentro e fora das competições).

Investir em acompanhamento psicológico não é apenas para enfrentar desafios imediatos, mas também um alicerce para o futuro. Desenvolver habilidades emocionais e mentais não só impulsiona o desempenho atual, mas também prepara os atletas para uma carreira duradoura e bem-sucedida.

Isso também se aplica aos esportes eletrônicos, em que decisões rápidas e resistência mental são fundamentais. No MIBR, inspiramo-nos nos esportes tradicionais, e o acompanhamento e treinamento psicológicos são obrigatórios para todos os nossos atletas. Nossa equipe de psicólogas de alta performance participa desde a contratação até os campeonatos, e os resultados têm sido notórios.

Da meditação às sessões de terapia, passando por exercícios físicos ou aulas de culinária, tudo é valido. Foque em descobrir o que te relaxa, o que te faz viver o agora e o que te ajuda a encontrar o seu equilíbrio emocional. Esse é o primeiro passo para uma vida mais leve e uma mente vencedora.

Investir na gente requer prática. Não desista.

Roberta Coelho é CEO da equipe de e-Sports MIBR e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Sair da versão mobile