Super 8, uma Supercopa

Na temporada 2018/2019 do NBB, a Liga Nacional de Basquete (LNB) criou a Copa Super 8, um torneio de jogos eliminatórios entre as oito melhores equipes ao final do primeiro turno da fase regular do NBB. Quando idealizado, os objetivos dos clubes com esse torneio eram criar uma Copa curta e emocionante, capaz de aumentar o engajamento dos fãs e explorar um período do calendário com poucos conteúdos esportivos disponíveis para o mercado.

A primeira edição da Copa Super 8, realizada no período de festas de fim de ano, apresentou altos índices de audiência, presença maciça do público nos ginásios e uma grande final entre as equipes do Sesi Franca e do Flamengo, no Ginásio do Pedrocão.

Desde então, a Copa Super 8 ganhou relevância e tornou-se um dos principais eventos esportivos nacionais no mês de janeiro. Após quatro edições, apenas três equipes levantaram o troféu de campeão: Flamengo (2018, 2021), Sesi Franca (2020) e 123 Minas (2022). O vencedor da Copa tem vaga garantida na Basketball Champions League Americas (BCLA), principal torneio de clubes de basquete da América Latina.

Neste ano, a Copa Super 8 acontecerá de 21 a 28 de janeiro. O equilíbrio entre as equipes indica um cenário de imprevisibilidade, com formato de jogo único nas quartas de final, nas semifinais e na final.

A equipe do Sesi Franca terminou o primeiro turno na liderança e conquistou a vantagem de jogar em casa todos os jogos, caso avance até a final. O elenco e os resultados da temporada, líder e único time invicto, credenciam um favoritismo, porém o adversário nas quartas de final será o eterno rival Bauru Basket, do Alex “Brabo” Garcia. Quem passar desse confronto, enfrentará o vencedor da série entre o atual campeão 123 Minas e o Corinthians. A vitória tranquila do time mineiro sobre o alvinegro paulista no primeiro turno do NBB não é um indicativo para o duelo na Copa Super 8.

Do outro lado da chave, no Rio de janeiro, a forte equipe do Flamengo receberá o jovem time do Paulistano. Nos últimos anos, esse confronto se repetiu nas semifinais das temporadas de 2020/2021 e 2021/2022 do NBB, ambas com vitória do time rubro-negro. A partida mais recente ocorreu no dia 22 de dezembro, válida pela fase regular do NBB, que terminou com vitória de seis pontos do Flamengo. Quem passar para as semifinais enfrentará o vencedor do clássico paulista entre São Paulo e Pinheiros. O tricolor paulista, finalista do Super 8 em 2022, tentará superar a jovem esquadra de talentos do Pinheiros.

Àqueles fãs do esporte interessados em assistir o melhor do basquete nacional, vale a dica para acompanharem as partidas nos canais Sportv, na TV Cultura e no YouTube do NBB. Garanto que emoção não faltará. Divirtam-se e façam seus palpites.

Jogos

21/01, às 11h, no YouTube do NBB: São Paulo x Pinheiros

21/01, às 15h, na TV Cultura: Sesi Franca x Bauru Basket

22/01, às 14h, no Sportv: Flamengo x Paulistano

23/01, às 19h, no YouTube do NBB: 123 Minas x Corinthians

25/01, às 19h e às 21h10, no Sportv: Semifinais (rodada dupla)

28/01, às 15h, na TV Cultura e no Sportv: Final

Para mais detalhes, basta acessar o site da LNB.

Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Sair da versão mobile