Uma loja de todos

Até o momento, 13 das 19 equipes que disputam a atual temporada do NBB já oferecem produtos na loja da competição - Divulgação

Na última sexta-feira (16), após meses de estudos e planejamento, a Liga Nacional de Basquete (LNB) lançou seu projeto de e-commerce por meio da plataforma Loja NBB. Essa iniciativa foi construída com o propósito de atender a expectativa da comunidade do basquete e eliminar a frustração com a falta e a dificuldade de produtos dos clubes do NBB Caixa.

Ao mesmo tempo que o bom trabalho da NBA Brasil expandia suas lojas físicas pelo Brasil com produtos da liga americana, milhares de fãs do basquete não encontravam camisas, bonés e acessórios dos times da elite do basquete nacional. Entre os 19 clubes que disputam a temporada 2023/2024 do NBB Caixa, poucos possuem lojas físicas ou virtuais para atender a demanda de seus torcedores. Muitas vezes, as lojas estão restritas ao ginásio em dias de jogos ou, no caso dos clubes de futebol, há uma oferta limitada de produtos específicos de basquete.

Essa falta de produtos licenciados é comum no esporte brasileiro e pode ser uma consequência da cultura da gestão esportiva ao longo da sua história. A maioria das modalidades carece de oferta de produtos de seus times e/ou ídolos, enquanto o futebol evoluiu nos últimos anos expandindo suas receitas com uma maior variedade de produtos licenciados. Apesar desse avanço, a individualidade nas estratégias do licenciamento esportivo no Brasil segue o sentido contrário ao da gestão coletiva das principais ligas americanas, em que os times possuem um plano centralizado de fortalecimento de suas marcas por meio do licenciamento.

Sustentado nesse conceito e nessa visão coletiva é que os clubes da LNB investiram na criação da Loja NBB como uma plataforma de produtos licenciados das suas respectivas marcas. A primeira etapa do projeto trouxe ofertas de linhas de produtos divididos em três categorias: performance, casual e especial. Futuramente, as próximas etapas incorporarão soluções para ampliar as possibilidades de produtos por intermédio de um marketplace, de experiências e de ingressos.

A primeira categoria da Loja NBB é a linha performance, que inclui produtos utilizados pelos atletas na prática do basquete. Nessa seção, o fã encontrará camisetas de jogo e treino dos times do NBB Caixa e do Jogo das Estrelas, evento organizado pela LNB. A meta para os próximos meses é disponibilizar camisas de jogo de todos os clubes.

Na linha casual, a comunidade do basquete encontrará produtos com a marca dos times e da própria LNB, entre eles camisas de malha, bonés, vestuário e acessórios inspirados no estilo de vida (lifestyle) da modalidade. Os clubes terão duas linhas de produtos casuais, uma padrão com o mesmo conceito e design, alterando somente a marca e as cores, e outra personalizada na qual cada time poderá desenvolver e criar estampas e leiautes exclusivos para seus torcedores.

A terceira categoria de produtos é a linha especial que engloba coleções de atletas, artistas, influenciadores e parceiros. Inicialmente, a Loja NBB foi lançada com a coleção do Alex Garcia (conhecido também como Brabo) e do Shamell, ambos reconhecidamente ídolos e personagens históricos dos 16 anos da liga. Os fãs dessas duas estrelas poderão adquirir produtos (camisetas, camisas de malha, camisas oversized e bonés) com marcas criadas exclusivamente para os dois jogadores. A transformação desses ídolos em marca foi um trabalho de reconhecimento da incalculável contribuição dos mesmos na promoção do NBB e na formação de fãs ao longo de suas carreiras. Outros atletas estão em fase final de aprovação e terão suas coleções exclusivas lançadas em breve.

Ainda dentro da linha especial, a LNB também lançou uma coleção do artista Salomão Pirajá, entusiasta do basquete, que produziu artes exclusivas para a Loja NBB. Essa proposta busca valorizar o trabalho de artistas sintonizados com o basquete e transformar sua paixão pela modalidade em coleções especiais.

Outras novidades serão apresentadas mensalmente, pois a Loja NBB é um projeto dinâmico, com o compromisso de integrar toda a comunidade do basquete no Brasil. A evolução será gradual e contínua, sustentada pela visão coletiva de oferecer em um único espaço produtos com as marcas dos clubes, dos atletas e dos artistas para os fãs da modalidade. Acesse o site e mande sua sugestão para melhorar, cada vez mais, a Loja NBB.

Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

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