Pesquisa Amaro: 71% dos seguidores não sabem quando a Copa Feminina começa

Amaro: 71% não sabem quando Copa Feminina começa

Seleção brasileira venceu o Chile por 4 a 0, em último amistoso antes da Copa - Reprodução / Twitter @FIFAWWC

A marca de moda feminina Amaro conduziu uma pesquisa interna em suas mídias digitais e constatou que 71% de seu público, composto principalmente por mulheres, desconhece a data de início da Copa do Mundo Feminina 2023, enquanto 82% não sabe onde ela será sediada. O evento esportivo será realizado na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

A pesquisa também revelou que 71% acompanharam a Copa do Mundo do Catar (masculina) no ano passado, mas apenas 43% pretendem acompanhar os jogos da seleção brasileira no Mundial Feminino.

Apesar de ter sido realizada em suas mídias internas, a Amaro possui 1,2 milhões de seguidores, o que indica que ela pode ter alcançado um público maior do que uma pesquisa realizada nos formatos tradicionais. Esse cenário demonstra que, embora o esporte feminino esteja ganhando visibilidade e investimentos, há um desconhecimento significativo por parte do público, inclusive entre as próprias mulheres.

Em 5 de julho, o Grupo Consumoteca, em parceria com a Centauro, também divulgou uma pesquisa, atestando que apenas 34% das mulheres sonham em ser atletas profissionais. A pesquisa também revelou que, no futebol, enquanto 87% dizem conhecer Marta, apenas 17% se lembram de Cristiane Rozeira e 5% recordam-se de Megan Rapinoe, atual melhor jogadora do mundo. Por outro lado, no cenário masculino, o público consegue citar escalações completas.

Questionando

Com base nisso, a Amaro, que tem 68% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, decidiu lançar uma campanha chamada “Bora falar delas”. O objetivo é questionar por que o futebol feminino é omitido em plataformas de inteligência artificial, usando as respostas do robô ChatGPT como exemplo.

Ao ser perguntado “Quem jogou mais partidas oficiais pela seleção brasileira de futebol?”, o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, responde que foi o ex-lateral-direito Cafu, com 142 jogos. No entanto, essa informação omite o fato de que Formiga é a atleta, tanto entre homens quanto mulheres, que mais jogou pela seleção, com 234 partidas oficiais.

Quando perguntado sobre “Quem fez mais gols pela seleção brasileira de futebol?”, o ChatGPT responde que foi Pelé, com um total de 77 gols. No entanto, a inteligência artificial desconsidera o futebol feminino e deixa de informar que Marta já marcou 119 gols em partidas oficiais pela seleção brasileira, sendo 17 deles em Copas do Mundo, o maior número tanto entre homens quanto mulheres, uma vez que o alemão Miroslav Klose possui 16 tentos em Mundiais.

“Essa ferramenta de inteligência artificial é uma base de conhecimento que se alimenta de informações coletadas da Internet. Se ela não está trazendo as conquistas femininas nas suas respostas, significa que nós não estamos falando delas o suficiente. Queremos que o futebol feminino seja comemorado e reconhecido”, afirmou Natália Fujii, líder criativa da Amaro.

Além do vídeo da campanha, a Amaro também produzirá uma série de conteúdos durante o mês de julho em suas redes sociais, destacando os recordes e as realizações históricas da seleção feminina, além de transmitir os jogos do torneio em seu escritório.

Sair da versão mobile