Uma gigante de varejo sediada na França realiza, em 2026, seu primeiro investimento mais duradouro no futebol brasileiro. Fundada em 1923 e presente em 80 países, a Leroy Merlin anunciou, nesta terça-feira (27), o patrocínio ao Paulista, de Jundiaí (SP).
Atualmente, a equipe disputa a Série A3 do Paulistão. Em 2005, porém, o Galo do Japi conseguiu a façanha de derrotar o Fluminense, em pleno Maracanã lotado, e conquistar a Copa do Brasil, garantindo ainda uma vaga na Copa Libertadores do ano seguinte.
Ainda que o Paulista esteja distante de sua época áurea, o patrocínio ao clube acaba por se tornar estratégico para a empresa, por conta da proximidade de Jundiaí (que tem cerca de 450 mil habitantes, segundo dados do Censo de 2022) com a Grande São Paulo e a cidade de Campinas, regiões em que a Leroy Merlin possui forte presença, com diversas lojas instaladas.
Segundo projeções mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), juntas as duas regiões metropolitanas reúnem cerca de 24 milhões de habitantes, o que equivale a mais de 50% da população paulista.
Especializada em materiais para construção, decoração, jardinagem e bricolagem, a rede atua no Brasil desde 1998 e possui hoje em dia mais de 50 lojas. O país é o único das Américas a contar com operações da rede, cuja matriz está instalada na cidade francesa de Lille.
“Essa parceria com a Leroy Merlin representa um marco histórico para o Paulista Futebol Clube. Ser o primeiro clube de futebol patrocinado por uma marca desse porte mostra que estamos no caminho certo, construindo um projeto sólido, profissional e confiável. É um orgulho enorme ver o Paulista atraindo empresas que acreditam no esporte, na gestão responsável e no impacto que o clube tem dentro e fora de campo. Essa união reforça nossa visão de futuro e a certeza de que estamos reconstruindo o Paulista com bases fortes”, afirma Rodrigo Peterneli, primeiro vice-presidente do clube.
“A Leroy Merlin é uma marca que constrói, transforma e acredita em projetos de longo prazo, e isso tem total sinergia com o momento que o Paulista vive. Esse patrocínio mostra que o clube voltou a ser atrativo para grandes empresas e reforça nosso compromisso com uma gestão responsável, transparente e focada em crescimento sustentável”, destaca Raphael Donadell, presidente do Paulista.
O acordo da Leroy Merlin com o Paulista não representa a primeira incursão da empresa no futebol, mas sim a primeira parceria de maior duração. Em 2011, a empresa chegou a ter sua marca estampada no calção do time profissional masculino do Santos, em um patrocínio pontual válido para a decisão da Copa Libertadores daquele ano, quando o clube da Vila Belmiro conquistou o terceiro título do torneio continental.
