Contratado a peso de ouro pelo Corinthians, em uma operação que é, em grande parte, bancada pelo patrocinador máster Esportes da Sorte, o atacante holandês Memphis Depay converteu-se na grande esperança da equipe alvinegra.
Não apenas por ser um jogador decisivo (na última rodada do Brasileirão, ele marcou o gol da vitória sobre o Cuiabá, que ajudou o clube paulista a sair da zona do rebaixamento à Série B), mas também por apresentar enorme potencial na geração de receitas.
Nesta fase inicial da trajetória do holandês em Itaquera, a aposta do Corinthians tem sido na venda de produtos licenciados relacionados ao atleta.
A testeira branca com a qual ele se apresentou em sua chegada ao Brasil, que traz as letras C e P (de Corinthians Paulista) bordadas em preto, tornou-se uma verdadeira febre, sobretudo entre os jovens torcedores. O item começou a ser vendido no fim de setembro, pelo preço de R$ 60.
O Corinthians também aproveitou sua estrela internacional para promover linhas de copos colecionáveis e cordões, ambos com fotos do craque estampadas.
Os produtos passaram a integrar promoções disponíveis no Corinthians Delivery, no iFood. Batizada de Combo Holandês I, a iniciativa oferece pizzas nos sabores Holandesa 94 e Holandesa 7 pelo preço promocional de R$ 39,90 (o valor cheio seria de R$ 60). O consumidor tem a opção de incluir o copo personalizado ou a faixa de Memphis, por mais R$ 14,90.
Antecedentes de sucesso
Há tempos o Corinthians não atravessa bons momentos dentro e fora de campo. Em 2024, a equipe mergulhou em uma séria crise institucional, agravada pelo naufrágio do contrato de patrocínio máster com a VaideBet, anunciado no começo do ano como o maior da história do Brasil (totalizaria R$ 370 milhões), mas que acabou sendo rompido depois que surgiram notícias de intermediação no negócio (inicialmente, a diretoria, que acabara de assumir, havia informado que o dinheiro da nova parceira iria integralmente para o clube).
O acordo com o Esportes da Sorte (empresa que também passou por maus bocados há algumas semanas, devido à Operação Integration, da Polícia Federal, que apurou suspeitas de jogo ilegal e lavagem de dinheiro) foi a salvação para o Corinthians, que, além de enfrentar uma dívida que beira R$ 2 bilhões, ainda vem rondando a zona do rebaixamento na Série A do Brasileirão há várias rodadas.
O contrato com a empresa de apostas terá três anos de duração e prevê o pagamento total de R$ 309 milhões. Desse montante, R$ 57 milhões deveriam ser empregados na contratação de um atleta de renome durante alguma janela de transferência.
O Corinthians optou por Memphis Depay, que havia defendido times como PSV, Manchester United, Barcelona e Atlético de Madrid, mas ultimamente estava sem clube.
A inspiração para esse negócio veio de outra negociação de peso feita pela equipe paulista, quando também tentava se levantar após uma maré de forte azar. Em 2007, o clube foi rebaixado para a Série B, retornando à elite na temporada seguinte.
E 8 de dezembro de 2008, o clube anunciou o atacante Ronaldo Fenômeno, que estava longe da forma física do auge da carreira e havia acabado de deixar o Milan, após passar meses parado, devido a mais uma lesão.
Sem ofertas de emprego na Europa, Ronaldo retornou ao Brasil em meados de 2008, passando a treinar nas dependências do Flamengo, seu clube do coração. O time da Gávea, porém, não apresentou qualquer projeto concreto ao jogador.
E assim Ronaldo acabou desembarcando no Corinthians, sendo fundamental para a conquista do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2009.
Mas o efeito Ronaldo foi muito além daquilo que ele fazia em campo. Principal ídolo do futebol brasileiro à época, o jogador possuía fortes contatos no mundo publicitário, ajudando a atrair poderosos patrocínios ao clube.
Para se ter uma ideia da força do atleta, em abril de 2009 o Corinthians somava R$ 30 milhões em patrocínios na temporada, tornando-se o clube brasileiro a mais faturar com essa fonte de receitas. Esse valor equivalia, por exemplo, ao dobro do obtido pelo São Paulo, que vinha de três títulos brasileiros seguidos.
Vale observar que, ainda que seja uma estrela reconhecida internacionalmente, Memphis não tem a mesma projeção que Ronaldo possuía nos tempos em que jogava.
Por outro lado, a lógica adotada pelo clube é distinta em cada caso. Com o atacante brasileiro, a ideia era usar sua fama e seus contatos para atrair patrocinadores. Com o holandês, a estratégia é centrada na venda de itens licenciados.
Potencial é imenso
Mas Memphis já demonstrou que seu potencial de gerar negócios é imenso. Com 18,8 milhões de seguidores apenas no Instagram (6,6 milhões a mais que o Corinthians), o atleta ajudou a turbinar as redes do clube.
Um levantamento recente feito pela Samba Digital mostrou que a chegada do jogador atraiu 52 mil seguidores para o clube no Instagram. No mês de setembro, o segundo maior crescimento do perfil corintiano ocorreu no dia 12, data da apresentação oficial do atleta.
Conforme também noticiou a Máquina do Esporte, a chegada de Depay levou o Corinthians a concluir um acordo para transmitir suas partidas como mandante para a Holanda, em um negócio intermediado por Ricardo Taves, ex-CEO e membro do conselho gestor do Canal Goat.
O clube ainda passou a realizar transmissões internacionais de suas partidas em casa, por meio de seu canal no YouTube, a Corinthians TV.