COB usa Casa Brasil para ativação de patrocinadores durante o Pan de Santiago

Thomas Bach (primeiro à direita), presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), visitou a Casa Brasil em Santiago - Gaspar Nóbrega / COB

Espaço de relacionamento montado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, a Casa Brasil tem sido o local de ativação das marcas patrocinadoras da entidade.

Há dois tipos de ações no local: as físicas, que são espaços de relacionamento das empresas, e as digitais, com produção de conteúdo sobre o Pan para as marcas diretamente do local.

A XP, uma das principais patrocinadoras do COB, está utilizando o espaço para levar clientes e parceiros para viverem uma experiência dentro do ambiente da Casa Brasil, com gastronomia, shows musicais, esporte e entretenimento.

Todos os medalhistas do Brasil no Pan passam pela Casa Brasil, onde há uma cerimônia de premiação em que o atleta recebe um diploma do COB e um colete da XP, cujas cores fazem referência à medalha obtida. O competidor também é saudado por integrantes do Movimento Verde e Amarelo, torcida oficial do Brasil, e acrescentam a sua medalha no contador oficial do COB.

Por outro lado, o comitê disponibilizou uma equipe para a produção de conteúdo para as marcas parceiras se comunicarem com o público. XP, Medley, Riachuelo, Smart Fit e Subway foram alguns dos patrocinadores da entidade que já utilizaram essa estrutura.

“Em vez de cada empresa ter sua própria equipe, o COB montou esse squad para a produção de conteúdos para os patrocinadores”, explicou Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB.

“Cada uma tem suas peculiaridades. Para a Riachuelo, o ápice foi o desfile de abertura [quando o Time Brasil usou uniforme da marca]. A Medley está falando de preparação mental. A XP mostrou os atletas que ela apoia”, exemplificou Herbetta.

Preparação

Para o executivo, as ações na Casa Brasil em Santiago são um grande laboratório para iniciativas semelhantes que serão realizadas durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“Tenho falado isso para as empresas: vamos aprender em Santiago e desenvolver os planos para Paris”, contou Herbetta.

Uma das preocupações atuais do COB é gerar negócios para seus 17 patrocinadores. Apoiam o Time Brasil: Águia Branca, Ajinomoto, Aliança Francesa, Estácio de Sá, Grupo Águia, Havaianas, Kraft Heinz, Max Recovery, Medley, Mormaii, NewOn, Peak, Smart Fit, Riachuelo, Subway, Vivo e XP.

“Depois de anunciadas essas marcas, nosso foco é entregar. Classificamos todas da mesma forma. Lógico que, dependendo da cota, variam as contrapartidas, há mais espaço e entregas. Nenhum dos nossos 17 contratos de patrocínio é igual. Todos têm valores e entregas diferentes”, explicou o executivo.

Há um 18º patrocinador, que será anunciado em meados de novembro, após o fim do Pan-Americano. Essa empresa estará com o Time Brasil, a princípio, até dezembro de 2024. Para novos acordos, o COB estabeleceu que tenham vigência ao menos até os Jogos de Los Angeles 2028.

“O que demorou foi a análise da documentação da empresa, o processo de compliance. A ideia era anunciar em agosto, mas houve os Jogos da Juventude, a COB Expo e o Pan-Americano, o que jogou para novembro”, afirmou Herbetta.

Prefeitura de São Paulo

Uma das parceiras do COB na Casa Brasil é a Prefeitura de São Paulo, que aproveitou o espaço para divulgar a cidade, com óculos de realidade virtual, que permitem “visitar” pontos importantes da capital paulista, além de contar com uma sala de reuniões na Casa Brasil para trocas de experiência, conhecimento de iniciativas sobre negócios sustentáveis e networking.

Além disso, São Paulo decidiu se promover por ser candidata a sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A cidade já abrigou a competição em 1963, na primeira vez que o evento aconteceu no Brasil.

Vale lembrar que o Pan-Americano de 2027 está marcado para Barranquilla, na Colômbia. Caso todas essas sedes sejam confirmadas, o Pan terá quatro edições seguidas na América do Sul, depois de Lima 2019 e Santiago 2023.

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