A 25ª edição do IHRSA Fitness Brasil, um dos maiores eventos dos segmentos de saúde, esporte e bem-estar da América Latina, teve início nesta quinta-feira (22). Até o sábado (24), os organizadores esperam que mais de 25 mil pessoas visitem a feira, que ocupa uma área de mais de 19 mil metros quadrados no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).
A expectativa alta tem uma explicação. Em abril, ou seja, quatro meses atrás, todas as cotas comerciais de patrocínio já estavam esgotadas, assim como os expositores. Os patrocinadores Diamante são Konnen, Mormaii e Pacto, enquanto a lista de patrocinadores Ouro conta com Buckler, Evo, Evoque Academias e Kikos Fitness. Com relação aos expositores, quase 80 marcas foram confirmadas.
Os números demonstram o “boom” do segmento após a pandemia de Covid-19, que assolou o Brasil e o mundo especialmente entre 2020 e 2021. A procura por atividades físicas, seja em espaços públicos, academias ou mesmo em casa, aumentou consideravelmente.
A Kikos Fitness, especializada em aparelhos de academia, por exemplo, registrou crescimentos anuais que variaram entre 30% e 50% no mercado nacional desde 2020. Já a ABC Fitness, multinacional de tecnologia para o setor fitness, ampliou o investimento na América Latina nos últimos anos por meio da plataforma ABC Evo, presente em 19 países da região. Foram cerca de mil novos clientes apenas no último ano, chegando a 7,5 mil no total.
“A expectativa para o evento era muito alta já na prévia, pois a gente teve um volume muito grande de ingressos vendidos previamente. E a gente tinha uma condição muito boa para donos de academias, que tinham direito a um par de ingressos gratuitos, ou seja, estamos falando de uma operação que gerou mais de 8.500 ingressos para os três dias de evento”, afirmou Gustavo Almeida, diretor-executivo da Fitness Brasil.
“Os expositores investiram bastante nos projetos cenográficos, o que já foi possível de perceber na fase final da montagem do evento, e aí a feira começou a todo vapor, com muita gente e muita geração de negócios para os expositores. Os feedbacks que tive até agora com as pessoas com quem conversei nos corredores foram muito bons”, completou o executivo, revelando que 7,7 mil pessoas passaram pelo evento já no primeiro dia.
Vale lembrar que o evento ainda conta com aulas de zumba, palestras e até demonstrações de aparelhos de última geração, com o intuito de entreter os visitantes e também mostrar os caminhos que deverão ser percorridos pelo mercado fitness em um futuro próximo.
Mudança de nome
A organização aproveitou a edição em andamento para revelar que haverá uma mudança de nome do evento para Fitness Brasil Expo em 2025.
A releitura se dará por conta do crescimento da Fitness Brasil em conjunto com a reestruturação e o alinhamento estratégico com a Health & Fitness Association (HFA), entidade anteriormente conhecida como International Health & Racquet Sportsclub Association (IHRSA) e parceira da marca brasileira desde março de 2024. Já com o novo nome, a próxima edição será realizada entre 28 e 30 de agosto de 2025, também na capital paulista.
“Estamos felizes em celebrar o novo nome e reconhecer a parceria contínua entre a Fitness Brasil e a Health & Fitness Association. Nosso relacionamento é vital para instalações fitness e parceiros no Brasil, nos Estados Unidos e em diversos outros países. A Fitness Brasil Expo seguirá como um dos principais eventos do mundo, reunindo milhares de profissionais e marcas da indústria para aprender, conectar e apoiar a expansão de nossas oportunidades de negócios”, disse Liz Clark, presidente e CEO da HFA.