A Bundesliga emitiu um comunicado nesta quinta-feira (17) ressaltando sua estratégia de transmissão multiplataforma no Brasil a partir desta temporada. Nos últimos dias, a liga já havia fechado acordos com Sportv, Cazé TV, OneFootball, Canal Goat, Nosso Futebol e Cultura. No comunicado, também foi anunciada a inclusão de mais uma emissora de TV aberta, a RedeTV!, como uma das transmissoras do torneio no Brasil. Ao lado da Cultura, a RedeTV! poderá transmitir uma partida por rodada.
“Poder oferecer ao nosso telespectador os jogos da Bundesliga coroa o esforço que temos feito para qualificar a nossa programação esportiva”, disse Vladir Lemos, diretor de esportes da Cultura.
Com isso, um total de sete plataformas estarão exibindo os jogos da Liga Alemã de Futebol na temporada 2023/2024, permitindo transmissões na TV aberta, na TV fechada e no streaming. Quatro canais digitais (Goat, Cazé TV, OneFootball e Nosso Futebol) disponibilizarão os jogos, criando uma competição por audiência entre veículos OTT.
“A Bundesliga International confirmou acordos com diversas emissoras em todo o Brasil para garantir que torcedores de todo o país possam acompanhar seus jogadores e clubes favoritos em todos os dias de jogos”, destacou a nota oficial da Bundesliga.
“Para nós, ficou evidente a importância de oferecer várias opções, considerando o crescente interesse dos torcedores brasileiros na Bundesliga, que aumentou em mais de 50% nos últimos anos”, declarou Peer Naubert, diretor de marketing da Bundesliga International, sem apresentar o estudo em que se baseia esse número.
Mudança de abordagem
Embora atualmente a Bundesliga esteja buscando a máxima visibilidade possível para o público brasileiro, essa não foi sempre a postura adotada pela liga.
No início da temporada 2020/2021, durante a pandemia, a Bundesliga expressou insatisfação com as ofertas dos players nacionais e, como resultado, ficou sem transmissão nas TVs aberta e fechada do Brasil. O problema foi resolvido apenas três dias antes do início do torneio, quando a Liga Alemã fechou um acordo com o OneFootball, que transmitiu o torneio gratuitamente por meio de seu aplicativo.
Vale lembrar que, nesta temporada, somente o OneFootball possui acordo para transmitir todos os jogos da Bundesliga e da Bundesliga 2 (a segunda divisão do futebol do país).
Dessa forma, a Bundesliga passa de uma estratégia de valorização comercial dos direitos de transmissão para uma estratégia de valorização de visibilidade do campeonato para o máximo possível de fãs no Brasil.
Recentemente, a Máquina do Esporte publicou um material especial sobre a competição, destacando que a Liga Alemã, com seus 61 anos de história, é caracterizada pela presença de clubes que são propriedades de grandes empresas com atuação global.
A última temporada da Bundesliga terminou com o Bayern de Munique conquistando o título, empatando em pontos com o Borussia Dortmund, mas com um saldo de gols superior. Foi o 11º título consecutivo do time da Baviera na competição.