Em novo horário, Globo vê aumento de audiência com Argentina na semifinal da Copa América 2024

Julián Álvarez comemora gol pela Argentina nas semifinais da Copa América 2024 - Reprodução / X (@Argentina)

A Globo está exibindo as semifinais da Copa América 2024 na televisão aberta por uma obrigação contratual. Com as partidas sendo disputadas uma hora mais cedo, porém, a emissora obteve um aumento de sua audiência com a Argentina.

Com a queda precoce do Brasil, restou para a Globo transmitir apenas os jogos de outras seleções na TV aberta. Antes da semifinal, a emissora só havia exibido uma partida sem a seleção brasileira, entre Argentina e Equador, pelas quartas de final. A audiência do confronto disputado às 22h (horário de Brasília), porém, não foi boa: 16 pontos com 32% de participação no Rio de Janeiro e 15 pontos com 32% de participação em São Paulo.

As semifinais, por sua vez, são disputadas às 21h, o que causou um impacto na audiência. Com o primeiro duelo, entre Argentina e Canadá, a Globo obteve 21 pontos no Rio de Janeiro, com 34% de participação sobre o número de TVs ligadas. Em São Paulo, o jogo gerou 18 pontos e 31% de participação.

Vale lembrar, porém, que o Grupo Globo está exibindo todas as partidas da Copa América 2024, pelo Sportv, na TV fechada, e na plataforma de streaming Globoplay.

Agora, além da semifinal entre Uruguai e Colômbia, nesta quarta-feira (10), às 21h (horário de Brasília), a Globo também exibirá a grande final da competição. O jogo decisivo acontecerá no domingo (14), às 21h.

Impacto brasileiro

A queda precoce do Brasil na Copa América 2024, ainda assim, gerou um grande impacto negativo no potencial de audiência da competição para a Globo. A equipe foi eliminada nas quartas de final, com uma derrota contra o Uruguai, no sábado (6).

A pior audiência que a emissora obteve com a seleção brasileira no torneio foi registrada justamente na partida que decretou sua eliminação. Decidido nos pênaltis, o duelo contra o Uruguai gerou 27 pontos no Rio de Janeiro e 23 em São Paulo, números que superam os obtidos com o jogo entre Argentina e Canadá.

Além disso, a queda do Brasil aumenta a rejeição do público à competição, que se torna mais nichada. A presença da seleção brasileira potencializa a presença de torcedores que não têm o costume de assistir futebol regularmente e, portanto, possuem interesse menor por jogos como Colômbia x Uruguai, por exemplo.

Sair da versão mobile