A cerveja Corona e a UPL são os novos patrocinadores do Rally dos Sertões, que neste ano terá sua 31ª edição. Os organizadores apresentaram os detalhes da prova na noite desta quinta-feira (25), em um evento na Praça Ayrton Senna, em São Paulo (SP). A competição também terá a Nautika como nova fornecedora oficial.
A disputa, que será realizada de 11 a 19 de agosto, passará por três estados do Nordeste: Pernambuco, Bahia e Ceará. No total, os competidores percorrerão 3.800 km, sendo 2.080 km cronometrados. Durante a apresentação, também foi divulgado o vídeo-manifesto da edição deste ano, que tem a narração do cantor Gilberto Gil.
“A primeira novidade é o formato do Rally dos Sertões, em que o competidor larga e chega no mesmo local. Acho que isso é uma economia significativa para as equipes de apoio, que vão rodar praticamente um terço do que todos os competidores. Isso significa menos combustível”, contou Joaquim Monteiro, CEO do Rally dos Sertões, em entrevista à Máquina do Esporte.
Nautika
Uma das ativações programadas pelos organizadores é com a Nautika, marca de barracas de camping que se tornou uma das apoiadoras do evento.
“Neste ano, vamos obrigar os competidores a acampar. Acho que é uma forma de criar interação entre a família Sertões, de criar memórias. Os competidores vão acampar na barraca da Nautika, que é uma nova patrocinadora”, comentou Monteiro, que não revelou em que etapa da competição isso acontecerá.
Corona
A cerveja Corona é outra marca que entra neste ano com expectativa de fazer várias ativações dentro da estratégia de estar próxima ao esporte e ao meio ambiente.
“Mais do que com o rali, estamos fazendo parceria com a marca Sertões. A Corona é uma cerveja que se propõe a conectar as pessoas com a natureza, a esse mundo não digital, da vida real. E a marca Sertões faz isso de uma forma muito forte, de tirar as pessoas dessa rotina da vida nas grandes cidades e colocá-las em lugares paradisíacos”, afirmou Felipe Bratfisch, diretor de patrocínio e marketing de experiência da Ambev, dona da Corona.
O executivo se referiu às outras atividades do Sertões, que hoje também conta com competições de mountain bike e kitesurfe. De 7 a 9 de julho, haverá o Sertões MTB Ibitipoca, em Minas Gerais. Já de 11 a 16 de setembro, será realizado o XP Sertões Kitesurf no Ceará.
“Toda essa parte de esporte ao ar livre que a gente faz com o surfe, agora estamos fazendo com o kitesurfe, com o mountain bike e também com esse lifestyle do rali”
Felipe Bratfisch, diretor de patrocínio e marketing de experiência da Ambev
“Não com a parte de performance do automobilismo, e sim com a parte de confraternização, de resenha que tem depois das provas e no final da competição”, completou o executivo, referindo-se ao acordo global de patrocínio da marca com a World Surf League (WSL).
Além dos esportes radicais, a marca Sertões também possui um braço de expedições de turismo, que acontecem paralelamente ao rali. Nelas, o público pode acompanhar a competição em trechos definidos pela equipe técnica da organização. Os membros da expedição ainda visitam atrações turísticas, como parques nacionais, cachoeiras e cavernas, experimentam a gastronomia local e conhecem o turismo de cada região.
“Vamos aportar toda essa conexão da Corona com a natureza através das ações de sustentabilidade. A Corona é uma marca que faz diversas ações pensando na conservação do planeta”, destacou Bratfisch.
UPL
A UPL, multinacional indiana do ramo do agronegócio, também se interessou em associar seu nome ao Rally dos Sertões por conta da conexão do evento com a natureza. Uma das cinco maiores empresas da área no mundo, a UPL faturou mais de US$ 6 bilhões no último ano.
Investir em esporte não é algo novo para a UPL no Brasil. No ano passado, a empresa foi uma das patrocinadoras da Copa do Mundo do Catar para a América do Sul.
“O Rally dos Sertões acontece no Brasil inteiro e justamente em lugares que grande parte dos brasileiros não conhece. A competição passa por esses locais e traz visibilidade para a pujança do agronegócio brasileiro, que é responsável por 27,5% do PIB nacional”
Fernanda Poloni Blasque, gerente de comunicações da UPL no Brasil
Não bastasse isso, o interesse da UPL se acentuou pelo fato de o Rally dos Sertões deste ano passar pela Bahia, estado em que a empresa possui forte investimento em plantações de algodão.
“Vamos aproveitar a plataforma do Sertões para divulgar o agronegócio do Brasil. Também vamos usar nossas redes sociais e trabalhar com nossos clientes”, revelou Fernanda.