Um dos momentos mais icônicos dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi a foto tirada pelo francês Jérôme Brouillet, da agência France Presse, em que Gabriel Medina saía da onda quase perfeita que havia acabado de pegar na disputa das oitavas de final do surfe.
A imagem se transformou num dos símbolos dos Jogos e, rapidamente, a marca de cerveja Corona Cero, patrocinadora global da Olimpíada, “apropriou-se” dela para fazer uma ativação paralela ao patrocínio tanto das Olimpíadas de 2024 quanto do surfista brasileiro.
Desde que a foto foi clicada, a Corona Cero passou a realizar uma série de ações para relembrar a foto, a relação com Medina e, por tabela, o conceito “momentos de ouro” que permeou toda a ativação de patrocínio ligada a Paris 2024.
Marketing de oportunidade
A primeira ação foi logo em 1º de agosto, três dias depois de Medina tirar a nota 9,9 ao pegar a onda, a maior já registrada na história olímpica. Corona Cero transformou a foto icônica em dois murais digitais gigantes expostos no Leblon e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
“Nós temos uma relação de parceria com o surfe e os atletas, principalmente com o Gabriel Medina. Além da homenagem ao atleta e do reconhecimento ao registro feito pelo fotógrafo Jerome Brouillet, Corona Cero convida a torcida brasileira a mandar as melhores energias para Medina na busca por um novo momento de ouro”, afirmou na ocasião Gabriela Gallo, diretora de marketing da Corona no Brasil.
Na sequência, em meio ao frenesi sobre a foto e a busca pela medalha de ouro por Medina, a empresa decidiu expandir a ação e foi até a praia de Maresias, no litoral norte de São Paulo. Fez uma ação para “torcer” por Gabriel Medina de um jeito diferente. Nas areias da praia onde o brasileiro começou a surfar, mais uma vez a foto icônica de Brouillet foi retratada. Dessa vez, a ideia foi desenhar a imagem na areia da praia.
Aposta em relações públicas
Com o fim da disputa do surfe e a conquista da inédita medalha de bronze, a marca de cerveja apostou em mais uma ação, dessa vez baseada na busca de mídia espontânea por meio de relações públicas. Corona Cero promoveu o encontro entre o surfista brasileiro e o fotógrafo francês.
A conversa entre os dois marcou mais um “Momento de Ouro” criado pela marca, que usou o espaço montado no pé da Torre Eiffel e às margens do Rio Sena, em Paris, para fazer a ativação.
“A icônica imagem viralizou mundialmente, mas faltava ainda um encontro entre os personagens desse momento de ouro. Nesse encontro, Medina e Jerome testemunharam um momento especial em verem que atividades que são naturais para eles, como surfar e fotografar, de repente, se transformaram em algo único”, afirmou a empresa em comunicado.
Patrocínio 360º
No final das contas, Corona Cero foi uma das poucas marcas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos a levar para os fãs a conversa que vinha sendo feita nas redes sociais. Para isso, ter também o acordo de patrocínio com Gabriel Medina foi fundamental para o sucesso do conjunto de ações.
Antes de as Olimpíadas de Paris começarem, o objetivo da empresa era justamente de extrapolar o conceito “Momentos de Ouro” para ganhar mais reconhecimento do fã.
“Como a primeira cerveja patrocinadora global dos Jogos Olímpicos, Corona Cero está trazendo uma nova perspectiva de celebração para fãs e atletas de todo o mundo, destacando a importância de valorizar os momentos únicos, sejam no esporte ou na vida”, justificou Dani Waks, vice-presidente de marketing da Ambev.