Marcas revelam em Paris futuro moldado por inteligência artificial 

Chuteira da Nike criada com inteligência artificial junto com Killiam Mbappé, astro do Real Madrid - Erich Beting / Máquina do Esporte

Chuteira da Nike criada com inteligência artificial com Kylian Mbappé, astro do Real Madrid - Erich Beting / Máquina do Esporte

Um tênis criado exclusivamente por robôs. Palmilhas personalizadas via scanner dos pés. Estampas para roupas desenhadas pelo próprio consumidor no ato da compra. Calçados únicos utilizados por atletas após criação de modelo em computador junto com designers e desenvolvedores do produto.

Nos Jogos Olímpicos, as principais marcas esportivas aproveitam o evento para mostrar o que elas têm de mais moderno e inovador para levar ao consumidor final. A competição é uma espécie de cartão de visitas para mostrar a clientes, mídia e consumidores do mundo todo quais as principais inovações em design, produção de artigos e tecnologia que a marca tem trazido.

Visitamos desde o início dos Jogos Olímpicos os espaços de algumas das principais marcas esportivas do mundo aqui em Paris. E podemos afirmar que o futuro da produção de roupas e calçados esportivos será marcado pela personalização dos itens a partir do uso de inteligência artificial (IA).

Isso é o que faz a Nike, por exemplo, dentro de sua casa para os atletas, próxima ao Stade de France, palco das competições de atletismo, de jogos de futebol e da cerimônia de encerramento olímpica.

A marca americana criou um espaço em que é possível colocar em prática o projeto de personalização de estampas em agasalhos. Você entra num aplicativo em que a inteligência artificial cria a estampa a partir de desenhos pré-programados, cabendo ao consumidor escolher como fazer. Em menos de 5 minutos, dependendo do seu poder de decisão, é possível sair com um agasalho personalizado em mãos.

Além disso, no Centro Georges Pompidou, na zona central de Paris, criou uma exposição que conta a história do calçado Air Max e mostra o que vem pela frente, em seu projeto A.I.R. Não por coincidência, o uso das iniciais do calçado e também a nomenclatura usada em inglês para a inteligência artificial (A.I., na sigla em inglês). A marca usou seu próprio sistema de IA para montar, junto com atletas, 13 calçados que seriam o futuro da marca em termos de inovação e design.

Na Asics, um dos diferenciais de tecnologia apresentados é um software que permite montar a palmilha feita exclusivamente para seu pé, para ser usada em qualquer tipo de calçado. Antes de poder customizar o artefato, a marca mostra ao visitante qual será o futuro da indústria, por meio de um vídeo em realidade aumentada. E o que ele revela é que, muito em breve, você escolherá de forma pessoal toda a roupa que vestir.

Já a On Running, marca suíça de calçados para corrida, mostra um novo caminho na produção de um tênis. A empresa passou a usar um robô para confeccionar o calçado, eliminando boa parte do custo de produção e, mais do que isso, derrubando o uso de água no processo de confecção, o que faz do tênis dela um dos mais sustentáveis que existe.

A junção entre as inteligências real e artificial mostra que o futuro da indústria de artigos esportivos caminha para a personalização. E o uso dos melhores atletas do mundo no maior evento que existe é, definitivamente, a forma que as marcas têm para mostrar o que virá pela frente.

Sair da versão mobile