Instituto Assaí lança edital para apoiar organizações promotoras de esporte

Instituto Assaí selecionará 15 ONGs que trabalham com esporte - Divulgação

O Instituto Assaí, organização social do Assaí Atacadista, detentor dos naming rights do Campeonato Brasileiro de Futebol, lançou, nesta semana, o edital Esporte e Cidadania para apoiar pequenas organizações que ofereçam prática esportiva em comunidades vulneráveis como promoção de cidadania.

“Este edital é a nossa maior iniciativa dentro do eixo de promoção do esporte do Instituto Assaí, e estamos muito felizes com o seu lançamento e o benefício que vai trazer para as organizações selecionadas”, afirmou Sandra Vicari, diretora executiva do Instituto Assaí.

O edital é a primeira etapa do projeto que selecionará instituições para receberem aporte financeiro e formações pedagógicas e em gestão organizacional. O projeto também prevê um acompanhamento profissional do trabalho e mentorias a partir de parceiros técnicos e especializados, entre eles Phomenta, Líderes Esportivos e Impacta Nordeste.

“Trata-se de uma estratégia de multiplicação de efeitos. Vamos apoiar pequenas organizações para que se fortaleçam e, dessa forma, ampliem a sua capacidade de apoio às suas comunidades”

Sandra Vicari, diretora executiva do Instituto Assaí

As inscrições já estão abertas e serão encerradas no dia 28 de agosto. Elas devem ser feitas no site oficial da iniciativa.

Objetivo

O objetivo é possibilitar que, a partir da formação e do apoio financeiro, as organizações selecionadas sejam capazes de fortalecer suas práticas e articular novas parcerias para consolidar e manter a continuidade das atividades.

“É uma estratégia que entende o esporte como um caminho para desenvolver os potenciais, competências e capacidades das pessoas, promovendo a ampliação da noção de cidadania e criando possibilidades de prosperidade para a vida”, contou Sandra.

“Um eixo que terá cada vez mais o nosso apoio, considerando o tamanho do impacto social positivo para as pessoas que forem diretamente atendidas pelas organizações”, acrescentou.

Cronograma

Neste primeiro momento, o edital selecionará até 50 instituições no total, de três localidades brasileiras: Região Norte, Região Nordeste e Grande São Paulo. Para se inscrever, as organizações precisam estar sediadas em cidades onde há lojas do Assaí.

A execução do edital conta com dois parâmetros principais: a formação pedagógica e a formação em gestão. Em todas as etapas, as organizações selecionadas receberão capacitações e serão avaliadas pelos parceiros técnicos do projeto a partir da entrega de atividades previamente listadas no edital.

A estrutura programática contempla uma trajetória de 28 meses de atuação, com assessoria técnica em todas as etapas. Já o aporte financeiro começa a partir da primeira fase eliminatória, condicionada à apresentação de um Plano Pedagógico de Execução.

Na sequência, as 15 organizações selecionadas para seguir no projeto permanecerão recebendo capacitações profissionais e continuarão sendo avaliadas para o prosseguimento dos investimentos, que podem chegar a R$ 90 mil no total.

Instituto

Criado em 2022, o Instituto Assaí atua com três frentes de trabalho, sendo o apoio ao empreendedorismo na área de alimentação e a segurança alimentar as duas frentes adicionais.

O Instituto é responsável por organizar e concentrar os investimentos sociais do Assaí e reforçar o propósito de ser, segundo a empresa, “um agente de transformação da sociedade”, especialmente nas comunidades que ficam no entorno das lojas da empresa atacadista.

Serviço

Edital Esporte e Cidadania

Locais: Região Norte, Região Nordeste e Grande São Paulo (em cidades com lojas do Assaí)

Período de inscrição: de 7 a 28 de agosto de 2023

Inscrições: Site do Instituto Assaí

Sair da versão mobile