A Nescau, marca de achocolatados da Nestlé, anunciou, nesta terça-feira (17), uma mudança na identidade visual. A ideia é reforçar um novo posicionamento com o objetivo de se consolidar como uma plataforma de esportes e estilo de vida para além dos produtos.
Para isso, foi desenvolvido um projeto em parceria com a FutureBrand São Paulo. No novo posicionamento de marca, a famosa assinatura “Energia que dá gosto” recebeu uma nova roupagem, passando a ser “Energia que dá gosto de viver”. Dessa forma, a marca quer enfatizar a crença de que “tudo tem um lado saboroso a ser despertado”.
A nova identidade preserva os principais elementos iconográficos da marca, mas agrega simplicidade para destacar o estilo de vida em vez da performance. O raio surge mais sintético e equilibrado, e a tipografia do logotipo remete à história da marca, mas de uma nova forma.
Para completar, o vermelho está ainda mais presente, junto de uma paleta de cores considerada pela marca como mais icônica e mais vibrante.
Em resumo, o que se buscou foi um equilíbrio entre a facilidade de identificação nas gôndolas e a necessidade de maior responsividade nos canais digitais.
Nescau no esporte
Vale destacar que, no esporte, a marca tem como principal ativo a Liga Nescau, que, na 9ª edição, realizada no mês passado, reuniu quase 20 mil pessoas no Clube Esperia, em São Paulo (SP), com 8.920 meninos e meninas inscritos.
As crianças e adolescentes disputaram modalidades tradicionais, como basquete, futsal, handebol, vôlei, futebol, ginástica artística, natação e judô, e muitas delas também na versão adaptada, como tênis de mesa, natação, atletismo, basquete em cadeira de rodas e futebol de pc (praticado por atletas com paralisia cerebral).
Entre as oficinas e desafios, as opções foram arremesso de três pontos, chute ao gol, embaixadinhas, queimada, dança, futebol americano, e-Sports, beach tennis, skate, esgrima, minigolfe, ioiô, capoeira, malabares e badminton, entre outras.
A edição 2023 trouxe ainda novidades, como o quadball, adaptação do jogo apresentado na série de livros e filmes Harry Potter, no qual os jogadores simulam uma disputa entre bruxos montados em vassouras, em parceria com o time Dragões da Tormenta.
Outra modalidade apresentada na liga deste ano foi o WCMX, na qual cadeirantes encararam manobras radicais em uma pista de skate com o apoio do grupo Faca na Cadeira.
“Nosso principal desafio foi projetar Nescau para o futuro e, ao mesmo tempo, preservar seu legado. Fizemos isso fortalecendo ainda mais a essência da marca, cujo propósito é trazer para a vida das pessoas a energia que dá gosto de viver. Tudo com um olhar focado em uma jornada de experiência inclusiva, em que o esporte multimodalidade se torna a melhor via para inspirar uma geração mais ativa e diversa”, explicou Filippo Vidal, sócio e diretor da FutureBrand São Paulo.
“Muito mais do que estar presente nos lares brasileiros, queremos ser agentes de mudanças significativas no âmbito social e ambiental. Sabemos a força que Nescau tem no imaginário e na lembrança do público e, por isso, queremos usar nossa voz para transformar vidas e mostrar que, mesmo com pequenas mudanças no dia a dia, somos capazes de virar o jogo e transformar o mundo em um lugar para as novas gerações que estão chegando”, destacou Luana Carvalho, gerente de marketing da Nescau.
Atualmente, a marca tem como principais nomes patrocinados no esporte a skatista Rayssa Leal, o ex-jogador de futsal Falcão, o ex-nadador paralímpico Daniel Dias e ainda Verônica Hipólito e Raíssa Machado, do atletismo paralímpico.