Rio Open 2024 terá torneio internacional inédito de tênis em cadeira de rodas

Ouro em Tóquio 2020, Shingo Kunieda é considerado o maior atleta da história da modalidade - Reprodução / X (@ITFTennis)

A organização do Rio Open divulgou, nesta quarta-feira (31), mais uma atração do torneio, que celebrará sua 10ª edição entre os dias 17 e 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ). Pela primeira vez em sua história, o Rio Open terá uma competição internacional de tênis em cadeira de rodas.

Batizado de Wheelchair Tennis Elite, apresentado por Allos, o torneio reunirá atletas do Brasil, Japão e Grã-Bretanha, que fazem parte da elite mundial da modalidade. Estarão presentes o brasileiro Daniel Rodrigues, o japonês Shingo Kunieda (considerado o maior da história da modalidade, com 50 títulos de Grand Slam e 4 medalhas de ouro paralímpicas, entre simples e duplas) e os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid (que conquistaram recentemente o título de duplas do Australian Open).

“Estamos orgulhosos e animados em poder ver de perto os melhores tenistas em cadeira de rodas nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro. Serão três dias de grandes jogos e diversas ações que oferecerão uma experiência única com esses superatletas”, afirmou Luiz Carvalho, diretor do Rio Open.

Os jogos do Wheelchair Tennis Elite, apresentado por Allos, estão marcados para acontecer entre os dias 22 e 24 de fevereiro, em meio à disputa do torneio principal. No primeiro dia, os quatro tenistas da competição em cadeira de rodas se enfrentarão nas semifinais, em confrontos ainda a serem sorteados. No segundo dia, haverá a final de simples, enquanto no terceiro e último, acontecerá a final de duplas.

“Além de reunirmos todos os anos os melhores tenistas do mundo no Rio Open, agora também contaremos com a elite do tênis em cadeira de rodas no Wheelchair Tennis Elite, apresentado por Allos. Esta é mais uma das atrações especiais que preparamos para esta edição histórica de 10 anos do Rio Open”, destacou Marcia Casz, diretora-geral do Rio Open.

“Por meio deste torneio especial, também trazemos para o evento de uma maneira mais forte questões como acessibilidade e inclusão. Sabemos das dificuldades que as pessoas com deficiência em geral enfrentam no dia a dia no nosso país, e queremos ser um exemplo positivo neste sentido também”, acrescentou.

Patrocínio

O torneio internacional inédito será apresentado pela Allos, plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras, que cuida de mais de 60 shopping centers espalhados pelo país. De acordo com a empresa, o objetivo é celebrar os 10 anos do Rio Open ao mesmo tempo em que reforça o próprio compromisso da marca com acessibilidade e inclusão.

“O esporte tem a capacidade de encantar, impactar e transformar a vida das pessoas, pilares que consideramos fundamentais no dia a dia dos nossos shoppings. Somos uma plataforma que recebe 60 milhões de pessoas por mês e, por isso, nos enxergamos como um potente canal de conscientização e comunicação. É com essa inspiração que o Shopping Leblon, um dos principais destinos do nosso portfólio, apoia o Rio Open desde sua primeira edição, há 10 anos”, explicou Rafael Sales, CEO da Allos.

“Neste ano, a Allos vem fortalecer essa parceria, patrocinando o torneio Wheelchair Tennis Elite, com tenistas em cadeiras de rodas, pela primeira vez no Brasil, o que reforça o nosso cuidado com o tema e o compromisso em ampliar a acessibilidade dos nossos shoppings, alcançando 100% até 2030. Pessoalmente, como cadeirante, conheço os desafios que enfrentamos e entendo que assim podemos valorizar também o esporte como uma ferramenta de superação e transformação, de forma a construir um futuro mais inclusivo e inspirador para todos”, completou o executivo.

Sair da versão mobile