WTA apresenta novo calendário de torneios e se compromete em igualar premiações

Polonesa Iga Swiatek é a atual número 1 do ranking da WTA - Reprodução / Twitter (@JJlovesTennis)

A Women’s Tennis Association (WTA) anunciou uma nova estrutura para o seu calendário de eventos, assim como um projeto para igualar a premiação das competições femininas com as masculinas. 

“A igualdade, incluindo a compensação igualitária, é um princípio fundamental da WTA e é crucial atingir esse patamar. Agradecemos o apoio dos nossos torneios para garantir essa prioridade máxima”, comentou Steve Simon, presidente e executivo-chefe da WTA.

Nesse sentido, a associação pretende equiparar a remuneração dos campeonatos combinados com a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) até 2027, enquanto a dos torneios não combinados até 2033.

“Cinquenta anos depois que as jogadoras encontraram força na união, tenho orgulho de a WTA continuar a ser uma líder global focada em oferecer oportunidades e espero que as mulheres em outros esportes e estilos de vida sejam inspiradas por seu exemplo”, disse Billie Jean King, fundadora da WTA.

Calendário

Com relação à nova estrutura do calendário de competições, a WTA aumentou para dez o número de eventos da categoria 1000, sendo que os torneios de Indian Wells, Miami, Roma, Madri, Pequim (2024), Toronto e Montreal serão disputados em duas semanas. Já os campeonatos de Dubai, Doha e mais um local que precisa ser definido terão duração de sete dias.

As categorias 500 e 250 também sofreram alterações. Para a primeira, a WTA aumentará para 17 o número de torneios, enquanto a segunda terá um foco regional mais forte, com o objetivo de criar um modelo de negócios mais sustentável e viável, além de um aumento de 34% no valor da premiação até 2033. Vale destacar que a entidade também planeja expandir o WTA 125 para cerca de 40 eventos nos próximos anos.

“No centro de tudo o que a WTA faz está produzir produtos e experiências da mais alta qualidade, e os calendários futuros fortalecidos terão um impacto positivo para nossos jogadores, torneios, fãs e parceiros”, resumiu Steve Simon.

Sair da versão mobile