Futebol feminino no topo: Libertadores explode no ambiente digital

Jogadoras corintianas comemoram o título da Libertadores Feminina 2023 - Reprodução / X (@CONMEBOL)

Há dois meses, utilizei este nobre espaço para falar um pouco sobre o sucesso da Copa do Mundo Feminina Fifa 2023, disputada na Austrália e na Nova Zelândia, e mostrar as suas métricas bilionárias. Com imensa felicidade, volto a escrever sobre o futebol feminino por aqui e mostrar o alcance digital espetacular de outro torneio: a Conmebol Libertadores deste ano.

Disputada na Colômbia, entre 5 e 21 de outubro, a Conmebol Libertadores Feminina teve a presença de três grandes clubes brasileiros: Corinthians, Internacional e Palmeiras. As equipes chegaram longe na competição, e as métricas apresentadas pelos players digitais foram espetaculares.

Três canais transmitiram partidas nas redes sociais: o Goat e os especializados Meu Timão e Nosso Palestra (no caso destes dois últimos, apenas duelos de Corinthians e Palmeiras, respectivamente). No último sábado (21), com a exibição ao vivo da final (Corinthians 1 x 0 Palmeiras), todos os três quebraram os recordes de audiência de seus canais no YouTube. O Goat atingiu 245.270 espectadores simultâneos, enquanto o Meu Timão chegou a 148.768 e o Nosso Palestra a 80 mil.

Com a transmissão de todas as 32 partidas do torneio ao vivo em português, o Goat somou outras métricas espetaculares. Apenas no YouTube, foram 7,3 milhões de visualizações totais, 2,4 milhões de espectadores únicos e 79 milhões de impressões. Além da decisão, que marcou o recorde do canal, a semifinal entre Corinthians e Internacional rendeu nada menos do que 156 mil espectadores simultâneos.

E olha que o desafio de Goat, Meu Timão e Nosso Palestra não foi fácil, já que a competição também foi exibida por dois canais esportivos tradicionais na TV fechada (Sportv e BandSports), além da Pluto TV.

As redes sociais da Conmebol Libertadores Feminina também obtiveram números excelentes. Mesmo sem exibir o torneio ao vivo, já que os direitos foram vendidos aos players mencionados acima, as métricas alcançadas foram muito positivas. Somados todos os conteúdos publicados no Instagram, X (antigo Twitter) e Facebook, o resultado foi de 18 milhões de visualizações totais nos vídeos publicados, 3 milhões de interações e 50 milhões de impressões.

Se alguém tinha alguma dúvida, mesmo depois do inegável e enorme sucesso da Copa do Mundo Feminina Fifa 2023, a Conmebol Libertadores veio para acabar com todas elas: o futebol feminino está consolidado no Brasil e é um verdadeiro fenômeno também no ambiente digital. Que venham os próximos torneios e mais métricas espetaculares!

André Stepan é jornalista, pós-graduado em marketing esportivo, especialista em comunicação e conteúdo digital, e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

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