Claro leva 5G Broadcast, experiência inédita na América Latina, ao público do Rio Open

Experiência com nova tecnologia está disponível no estande da Claro no Rio Open 2023 - Pedro Melo / Máquina do Esporte

Patrocinadora máster do Rio Open pelo nono ano consecutivo, a Claro levou diversas ativações ao Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), palco da principal competição de tênis da América do Sul. A tecnologia de ponta é uma das atrações do estande da marca na competição. 

Durante o torneio, a Claro vem promovendo uma experiência inédita na América Latina, com o 5G Broadcast. Considerada a evolução da TV digital, a tecnologia possibilita o acesso ao sinal de televisão sem a necessidade de aplicativo ou assinatura, permitindo maior interação com a transmissão, a partir das maiores velocidades e latência ultrabaixa.  

O sinal do Claro 5G+ é transmitido do estande da Claro no Rio Open para dispositivos da Qualcomm Technologies. O serviço 5G Broadcast garante ao espectador a possibilidade de interagir com anúncios, comunicados, enquetes e até mesmo escolher por qual câmera assistir aos jogos.    

“A Claro sempre esteve na vanguarda, trazendo as principais inovações e tecnologias para o país e, agora, é a primeira a demonstrar o 5G Broadcast em um evento esportivo tão relevante como o Rio Open. Isso faz parte do nosso compromisso de oferecer continuamente novos serviços e experiências aos nossos clientes”, disse Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de consumo e PME da Claro. 

Tecnologia

O 5G Broadcast da Claro no Rio Open contou com suporte da empresa especializada em transmissão Rohde & Schwarz e também da Qualcomm Technologies, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e pelos dispositivos utilizados.  

“Estamos entusiasmados em mostrar aos visitantes do Rio Open o que é possível com a tecnologia atual e dar a eles uma amostra de um cenário de transmissão 5G do mundo real. Estamos orgulhosos pela colaboração com a Claro e a Qualcomm Technologies, enquanto trabalhamos para impulsionar o 5G e mostrar aos parceiros e clientes exatamente o que eles podem alcançar”, afirmou Manfred Reitmeier, vice-presidente de sistemas de transmissão e amplificação da Rohde & Schwarz.  

Experiência 5G Broadcast garante mais velocidade e interação às transmissões – Divulgação / Claro

Já o diretor sênior de vendas e desenvolvimento de negócios da Qualcomm Brasil, Fiore Mangone, destacou o caráter promissor da nova tecnologia.

“À medida que o 5G avança na próxima década, prevemos que as necessidades das emissoras, provedores de conteúdo, operadoras e usuários continuarão evoluindo. O 5G Broadcast não apenas atende a essas necessidades, mas também é uma plataforma flexível que pode se expandir para oferecer suporte a novos aplicativos e oferecer experiências futuras”, analisou o executivo.    

Outras novidades

Outra novidade preparada pela Claro para o público do Rio Open é o espaço Cloud Gaming, onde os visitantes podem jogar on-line pelo celular, por meio da nuvem, com velocidade de computador, sem travar nem ocupar espaço de armazenamento no dispositivo. O espaço conta com ambiente instagramável, desenvolvido exclusivamente para o evento.  

A Claro também aproveitou esta edição do Rio Open para promover ações voltadas aos clientes, com pré-venda exclusiva e desconto de 35% para os clientes Claro Clube, que também puderam concorrer a participações no meet & greet com tenistas renomados e a aulas com profissionais da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).    

“A Claro tem um longo histórico de patrocínio a grandes eventos esportivos. O esporte é um dos pilares da nossa comunicação porque proporciona momentos de conexão das pessoas entre si, com aprendizado e diversão. Uma parceria como essa é uma maneira de estarmos mais perto do público, oferecendo experiências marcantes que vão muito além dos nossos produtos”, afirmou Ane Lopes, diretora de marca e comunicação da Claro.  

Sustentabilidade e ações sociais

A executiva lembrou que a competição é um dos principais eventos esportivos do Rio de Janeiro, trazendo impacto positivo à economia do estado, aliado ao amplo investimento em ações sociais e sustentabilidade, áreas que também são prioridades para a Claro.  

O Rio Open é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um evento “carbono neutro” e, pelo segundo ano consecutivo, vem neutralizando as emissões de CO2 derivadas do deslocamento do público.   

“Até agora foram oito edições de sucesso, e esta não está sendo diferente. É, sem dúvida, a edição mais conectada, com Claro 5G+ para curtir os jogos ou fora deles. O que não muda é o nosso compromisso em levar inovação, explorando novas possibilidades para o 5G, e conteúdo, tecnologia e muita diversão para os fãs do maior torneio de tênis da América do Sul”, celebrou Ane Lopes.  

Por fim, a marca ainda anunciou que os clientes da Claro TV+ poderão acompanhar as partidas da fase final do Rio Open 2023 de onde quiserem, por meio do aplicativo do serviço, no canal Sportv 3 (537). 

Sair da versão mobile