Fila reforça história no tênis com investimento no Rio Open e quer se aproximar cada vez mais da modalidade no Brasil

Interior da Casa Fila, megaloja da marca italiana no Rio Open - Divulgação / Fila

A melhor forma de honrar o passado e reafirmar o DNA de uma marca é investir no presente e olhar para o futuro. É mais ou menos esse o pensamento da Fila, marca italiana que é patrocinadora esportiva oficial do Rio Open desde 2017, com contrato já renovado até 2026.

Em meio à disputa da 10ª edição do principal torneio de tênis da América do Sul em 2024, a diretora de marca da Fila Brasil, Patrícia Calixto, conversou com a reportagem da Máquina do Esporte em frente à Casa Fila, megaloja montada pela empresa no Leblon Boulevard, espaço de convivência e considerado o “coração” do Rio Open.

“Para a Fila, o tênis é um pilar extremamente importante. O tênis está na história da Fila, e a gente quer continuar reafirmando esse pilar. Temos a performance como um dos pilares estratégicos e, dentro da performance, a gente trabalha o running e o tênis. São as duas vertentes mais importantes para a Fila”, destacou Patrícia.

“Dentro do tênis, temos o passado, mas também olhamos para o futuro. Lá fora, temos Indian Wells [Masters 1000], por exemplo, temos atletas, patrocínios, presença em eventos, assim como aqui. Mas não olhamos apenas para a parte de performance. Temos também a parte de lifestyle, e queremos estar cada vez mais próximos da comunidade do tênis”, completou a executiva.

Casa Fila

Na Casa Fila, os fãs podem encontrar todo tipo de produto relacionado à modalidade. O destaque é a coleção exclusiva produzida pela marca para celebrar os 10 anos do Rio Open, além de dois calçados, o FX-2 Trionfo, inspirado na história do tênis e focado no lifestyle, e o Mondo Forza, focado em tecnologia e sustentabilidade, e desenvolvido especificamente para a prática da modalidade. Boa parte dos atletas patrocinados pela marca já está utilizando o produto dentro de quadra.

Tamanho da Casa Fila chama atenção dos amantes do tênis no Rio Open – Divulgação / Fila

Principal aposta da Fila para o torneio, o Mondo Forza possui em sua composição 75% de matéria-prima sustentável. A sola, por exemplo, é feita de borracha reciclada para dar maior tração e durabilidade, enquanto o suporte é feito de madeira reciclada, e a entressola, de cana-de-açúcar, EVA reciclado e espuma, que fornecem amortecimento e flexibilidade. Por fim, o cabedal de pet reciclado e couro sintético reciclado tem como objetivo dar maior estabilidade lateral ao atleta.

O tênis, inclusive, ganhou um outro espaço, bem menor que a Casa Fila, dentro do Leblon Boulevard. Ali, não há nada à venda, mas os fãs do Rio Open podem participar de uma ativação de realidade virtual, testar o Mondo Forza e ainda ganhar um brinde fornecido pela marca.

Além da Casa Fila, marca conta com um pequeno estande em que realiza uma ativação de realidade virtual para testar o Mondo Forza – Divulgação / Fila

“O cara que ama o Rio Open, que ama o tênis, está aqui todo ano. Então, a gente precisa mostrar as novidades. É bastante relevante para a gente renovar a coleção, trazer novidade, trazer um novo conceito para a loja, com cada vez mais elegância e sofisticação, porque o tênis tem isso, não só no esporte, mas também nas roupas e nas pessoas que gostam do esporte”, salientou Patrícia.

“A Fila, como marca histórica do tênis, endossa o Rio Open, e o Rio Open, como maior evento da modalidade na América do Sul, também eleva a Fila nessa parceria. É um casamento muito bacana. São duas marcas extremamente fortes e faz todo sentido estarem juntas”, acrescentou a executiva.

A diretora de marca da Fila Brasil não revelou qual é a estimativa de faturamento dentro do Rio Open ou mesmo com as vendas da coleção no e-commerce e na loja física da marca, que fica no BarraShopping, na zona oeste da capital fluminense. No entanto, deixou claro que o resultado final será maior do que em todos os outros anos.

Nesta terça-feira (20), quarto dia do torneio, sendo o segundo da chave principal, a loja ficou lotada. Com a chuva atrasando o início da rodada em cerca de três horas, o público teve que se concentrar nas áreas fechadas. Muitos aproveitaram para ir à Casa Fila que, em determinado momento, tinha uma fila, com o perdão do trocadilho, de cerca de 35, 40 pessoas para realizar o pagamento. Sem contar as inúmeras pessoas passeando pelo espaço e tentando decidir se levaria algo ou não.

Fila For Tennis

A fabricante esportiva ainda está aproveitando o Rio Open para apresentar, no Brasil, a “Fila For Tennis”, uma campanha global focada em performance, que traz releituras de uniformes dos atletas globais da Fila que se entrelaçam com o DNA esportivo da marca. Os recortes das peças são atuais e se conectam com o tênis e outros esportes em que a marca investe, mas com um viés de moda e com uma paleta de cores mais vivas.

Tênis o ano todo

Patrícia Calixto ainda aproveitou para lembrar a importância para a marca de estar perto do tênis o ano todo. Com o Rio Open sendo disputado logo no início do primeiro semestre e a falta de outros torneios de porte no calendário nacional, a Fila acabava focando em outros segmentos, especialmente o running, e voltando a falar de tênis apenas no fim do ano, às vésperas da edição seguinte do principal torneio da modalidade na América do Sul.

Por isso, a marca passou, no ano passado, a patrocinar também o WTA 125 de Florianópolis, batizado de MundoTênis Open. A primeira edição ocorreu em novembro de 2023, e a Fila fechou um acordo por três anos, ou seja, até 2025.

Em uma votação realizada pelas próprias atletas, o torneio catarinense ficou em 2º lugar entre os preferidos por elas na lista que contou apenas com a série WTA 125 de 2023. Esse fato abre uma perspectiva ainda melhor para a competição nos próximos anos, o que casa com o pensamento da Fila.

“Nós precisávamos estar mais próximos do tênis durante todo o ano. Por isso, patrocinar o WTA de Florianópolis é muito importante para a gente. Agora, temos o Rio Open no primeiro semestre e o WTA de Florianópolis no segundo. Sem contar que aproveitamos também para nos aproximar do tênis feminino. Tudo isso reforça o DNA da marca, o que é o mais importante”, finalizou a executiva.

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