Rio Open: Um Raio-X da nona edição do maior torneio de tênis da América do Sul

Jockey Club Brasileiro sediará o Rio Open 2023 - Divulgação / Rio Open

A edição de 2023 do Rio Open, maior competição de tênis da América do Sul e atualmente o único da ATP no Brasil, não será apenas um evento esportivo para quem comparecer ao Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 18 e 26 de fevereiro. Isso porque, além das partidas, o torneio oferecerá uma série de atrações ao público, que vão desde experiências gastronômicas até exposições de arte. 

“O Rio Open proporciona uma experiência completa e inesquecível de entretenimento para o público. A cada ano buscamos trazer uma programação ainda mais variada, com opções de lojas, arte, entretenimento e gastronomia, além das ativações dos patrocinadores para fãs do esporte de todas as idades. Uma estrutura equiparada aos grandes torneios do circuito mundial e que temos muito orgulho de proporcionar aos cariocas e visitantes”

Marcia Casz, diretora geral do Rio Open

Gastronomia

A área gourmet promete ser um dos destaques do Rio Open 2023, uma vez que contará com quiosques de restaurantes renomados, como o Babbo Osteria, novidade deste ano, e a Ella Pizzaria. Além desses, o público também terá como opções gastronômicas marcas como Vulcano, Seu Vidal, Geneal, Oakberry, Fabiana D’Angelo, Las Empanadas, Ceviche da Fabi, Greenpeople e Ganic Lab, como uma opção vegana.

Para a edição deste ano, a Praça Rio Open, um dos locais mais disputados do evento, trará novamente um telão gigante para exibição das partidas, com vista para o Cristo Redentor. O espaço também contará com o bar Black Princess, que já virou o ponto de encontro do torneio.

Além disso, o Rio Open ainda terá o bar da Grey Goose, que preparou um drink especial para o evento, o Grey Groose Match Point, e o bar de vinhos da World Wine, que foi considerado um sucesso no ano passado.

Moda e produtos exclusivos

Para os fãs que quiserem guardar o Rio Open 2023 para sempre, a La Boutique, loja oficial do torneio, terá dezenas de produtos exclusivos para o público levar para casa como recordação. 

Para este ano, as novidades são copo térmico, chaveiro, canga, porta-cartão em couro, bandeja em formato de quadra com saibro do evento e bandeja feita com cordas das raquetes dos jogadores. Também estarão disponíveis produtos já conhecidos de outras edições, como squeeze, caneca, caneta, ímãs, ecobag, lanyard, gym bag, guarda-chuva, pulseiras, toalhas, toalhas de praia, bonés, displays de bolas e outros produtos feitos com cordas de raquetes recicladas.

Por fim, há ainda os itens de vestuário, como bodies de bebês, camisetas infantis e camisetas de adultos com o pôster oficial do Rio Open 2023, uma obra do artista plástico carioca Barrão.

Patrocinadora e fornecedora de material esportivo oficial do evento, a Fila também contará com uma loja com produtos exclusivos para o torneio.

Arte

Esporte e arte se misturam no Rio Open. Desde 2015, artistas renomados têm como objetivo gerar ainda mais beleza e entretenimento ao evento. Assim, para a edição deste ano, o artista plástico carioca Barrão foi o responsável por criar os elementos visuais do pôster, da camisa e de outros produtos exclusivos do torneio, que serão exibidos durante todos os dias da competição. 

O artista, reconhecido pelo trabalho de bricolagem, com reaproveitamento de objetos do cotidiano, como eletrodomésticos, brinquedos e louças, se inspirou na sua série de trabalhos com carimbos para criar as artes do Rio Open 2023.

Barrão elaborou os desenhos da bola de tênis aproveitando seus diferentes ângulos, colas e texturas, e desenvolveu nove carimbos que, ao serem repetidos no papel, criam um registro de uma jogada, com a memória de uma bola carimbada na quadra. 

“Fiquei muito satisfeito com o resultado, que apresenta a dinâmica do jogo de uma forma livre e lúdica, e espero que o público goste”, afirmou o artista plástico.

Além das criações de Barrão, o Rio Open promoverá a exposição de outras obras de arte de artistas renomados no Jockey Club Brasileiro, com o intuito de deixar o evento ainda mais interessante para o público presente.

Exclusividade

Os espaços vips do Rio Open, batizados de “Corcovado Club” e “Pedra da Gávea”, contarão com área coberta e serviços exclusivos. Com mais de 2.400m², essas áreas terão ambientação da Lider Interiores e paisagismo da Simone Grangeiro

As áreas vips do evento disponibilizarão bares da World Wine e da Black Princess, além de carrinhos de drinks da Grey Goose. Já a gastronomia ficará a cargo do chef Marcones Deus, do restaurante Páreo, que convidou os também chefs Sandro Mota e Claudia Mac para participarem da elaboração dos menus.

Sustentabilidade

Outra questão importante envolvendo o Rio Open é a visão de sustentabilidade do evento, que contempla iniciativas no campo social, impacto econômico com a geração de emprego e renda, e o uso do grande poder do esporte para promover a conscientização e a preservação ambiental.

No pilar ambiental, o Rio Open Green concentra todas as iniciativas que têm o objetivo de minimizar o impacto no meio ambiente gerado pelo torneio. Desde 2020, após firmar uma parceria com a Engie, empresa brasileira do segmento de energia elétrica, o evento passou a ser carbono neutro e já compensou mais de 1.500 toneladas de CO2 em créditos de carbono cedidos pela Usina Hidrelétrica de Jirau (RO).

A neutralização da pegada climática do Rio Open foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da contribuição voluntária e responsável com as metas globais de descarbonização da economia. 

Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Open neutralizará também as emissões de CO2 derivadas do deslocamento do público. Para participar da iniciativa, é necessário acessar o site, incluir o código do ingresso e calcular as emissões do seu transporte até o local, sem custo nenhum ou compromisso adicional. No espaço Rio Open Green, também será possível realizar a ação e entender mais sobre a iniciativa.

Social

Desde a primeira edição, em 2014, o Rio Open também segue firme na plataforma social, apoiando três projetos ligados ao tênis. Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa e Escolinha de Tênis Fabiano de Paula são parceiros da competição, além do Núcleo Esportivo Rio Open (Nero). Ao todo, são mais de 700 crianças e jovens beneficiados pelas parcerias. 

Além disso, o evento ainda organiza o Torneio Winners, uma competição voltada para as crianças e jovens destes projetos, que, além de participarem da disputa, também ganham ingressos para assistir às partidas do Rio Open.

Patrocinadores

A lista de patrocinadores do Rio Open 2023 é a maior entre todas as edições do torneio. Apresentado pela Claro, o ATP 500 conta ainda com Santander, Shell, Engie, Mubadala, Rolex, Emirates, Betway, Fila, B3, EMS, Black Princess, Kia, Motorola, New Holland, Qualicorp, Wilson, Prosegur, Melitta, HDI Seguros, Isdin, Gafisa, Zetaflex, Drogaria Venancio, Lider Interiores, Greenpeople, Powerade, Granado, Grey Goose, World Wine e Webmotors, entre outras marcas.

Serviço:

Rio Open 2023: 18 a 26 de fevereiro

18 e 19/02: Qualifying – sessão única 16h – abertura dos portões às 15h

20 a 23/02: 1ª e 2ª rodadas – duas sessões 16h30 e 19h – abertura dos portões às 15h

24/02: Quartas de final – sessão única 16h – abertura dos portões às 15h

25/02: Semifinais e final de duplas – sessão única 17h – abertura dos portões às 15h

26/02: Final – sessão única 17h30 – abertura dos portões às 15h

Local: Jockey Club Brasileiro – Rua Mario Ribeiro, 410 – Lagoa, Rio de Janeiro (RJ)

*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Wagner Giannella

Sair da versão mobile