Em 2023, a Shell Brasil completa seu quinto ano consecutivo como patrocinadora do Rio Open, que teve início no último sábado (18) e prossegue até o próximo domingo (26). Neste ano, a parceria traz como novidade o apoio da marca ao torneio Winners, que reúne atletas oriundos dos projetos sociais mantidos pelo maior torneio profissional de tênis da América do Sul.
A iniciativa permite que crianças em situação de vulnerabilidade possam passar uma semana no Centro de Treinamento Kirmayr, em Serra Negra (SP). Criado por Carlos Alberto Kirmayr, um dos maiores nomes da modalidade no país, o local é referência na formação de tenistas.
“As crianças participantes do Winners também têm a possibilidade de estudar no exterior. São projetos voltados para a inclusão, que fomentam e são um suporte para a educação de pessoas que talvez não tivessem a chance de chegar à universidade, sem um apoio como este”, afirmou Alexandra Siqueira, gerente de comunicação da Shell Brasil.
De acordo com ela, o objetivo da marca é unir o patrocínio ao Rio Open à estratégia global da marca de impulsionar o progresso dos países onde a empresa atua.
“Principalmente reforçar o pilar de impulsionar vidas, que tem foco na diversidade, na equidade e na inclusão de pessoas por meio do esporte e dos projetos que patrocinamos. Temos diversos outros projetos que visam fomentar a educação, o empreendedorismo, o acesso à energia. Só neste ano, a Shell Brasil assinou 33 novos patrocínios a projetos no país, sendo 12 deles em esporte e 21 em cultura”, disse a executiva.
Segundo ela, no ano passado, a Shell Brasil ocupou a segunda colocação no ranking das empresas que mais apoiaram projetos com base na Lei de Incentivo à Cultura. Os dados são do Governo Federal.
Ativações
Além de investir no patrocínio em si, a Shell Brasil procurou jogar peso nas ativações, tendo como foco o pilar “impulsionar vidas”, especialmente com ações voltadas para diversidade, equidade e inclusão.
Um dos pontos altos dessas ativações é o estande localizado no Jockey Club Brasileiro, sede do Rio Open. O espaço conta com um showroom interativo, em que os visitantes têm condições de experimentar as emoções de uma partida de tênis real.
A Shell trouxe neste ano, como brinde, uma coleção de copos em que cada peça mostra a evolução de sua logomarca, ao longo dos 110 anos em que ela atua no Brasil.
“As pessoas podem postar a foto nas redes sociais com a hashtag #energiaquevemdagente, que é nossa campanha, e participar da brincadeira de pegar as bolinhas de tênis. Algumas delas são autografadas por tenistas que estão jogando aqui no torneio”, afirmou Alexandra.
Desde que o evento foi aberto para o público, o estande da Shell tem registrado grande movimentação de visitantes, com direito a filas em várias horas do dia. Mas as ativações da Shell no Rio Open não ficam restritas à área interna do evento.
A empresa instalou um espaço instagramável na área externa do Leblon Boulevard, principal área de relacionamento do público no Rio Open, para que os visitantes registrem sua passagem pelo evento e, depois, no estande interno, possam participar de jogos e concorrer a brindes.
Arte
A praia é um espaço para lá de relevante no cenário do Rio de Janeiro, sede do torneio. Neste ano, a Shell contratou artistas para realizarem esculturas relativas ao Rio Open nas areias de locais icônicos da cidade, como a Praia de Copacabana.
A empresa também destacou três artistas cariocas (duas mulheres e um homem) para elaborarem pôsteres com a temática do tênis.
“Esses pôsteres têm realidade aumentada. Então, as pessoas podem jogar, aqui no estande, e tentar ganhar seus próprios exemplares”, disse a executiva.
Por fim, as ações da Shell para este ano no Rio Open incluem ainda investimento em mídias tradicionais, como anúncio em jornais e no canal Sportv, que exibe o torneio com exclusividade na TV por assinatura.
“Tudo isso reforça nosso investimento não só no patrocínio, mas também na ativação dele. Sempre investimos muito na ativação do patrocínio e não apenas na propriedade em si”, finalizou Alexandra.